Arte & Lazer, Exposição

Aos 70 anos, Estúdio e Pavilhão Vera Cruz ganha exposição

Aos 70 anos, Estúdio e Pavilhão Vera Cruz ganha exposição
A exposição é composta por painéis e fotografias, divididos cronolo­gicamente, mos­trando as produções, filmagens, personagens e memórias dos 70 anos do Pavilhão Vera Cruz. Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Bernardo abre, hoje (14), a exposição “70 anos do Estúdio e Pavilhão Vera Cruz”, a qual conta com patrocínio da Sabesp. A mostra traz figurinos e itens de filmes do estúdio dos anos 1950 e outros elementos cenográficos. A programação começou nesta quarta-feira (13) com pré-estreia exclusiva para aos alunos das escolas municipais de São Bernardo e segue até domingo (17).

A exposição é composta por painéis e fotografias, divididos cronolo­gicamente, mos­trando as produções, filmagens, personagens e memórias dos 70 anos do Pavilhão Vera Cruz. Alguns historiadores também estarão presentes, participando de dinâmicas com os visitantes por meio da contação de história e em visitas guiadas.

O objetivo da exposição “70 anos do Estúdio e Pavi­lhão Vera Cruz” é valorizar o patrimônio histórico e cultural do cinema brasileiro, além de aproximar o público da produção cinematográfica nacional. A expectativa é que cerca de 20 mil visitantes passem pela mostra.
Referência do cinema nacional nos anos 1950, o Vera Cruz recebeu produções importantes da época, como os filmes do saudoso Amácio Mazzaropi e outros clássicos, como “Painel” (1950), “Santuário” (1950), “O Cangaceiro” (1953), “Tico-tico no Fubá” (1952), “Sinhá Moça” (1953), dentre outros.

O PAVILHÃO

O Estúdio e Pavilhão Vera Cruz foi inaugurado em 4 de novembro de 1949, por iniciativa dos entusiastas da sétima arte: o produtor teatral italiano Franco Zampari e o industrial Francisco Matarazzo Sobrinho. Na década de 50, o estúdio produziu mais de 20 longas-metragens, contribuindo para a formação de uma geração de cineastas e profissionais de cinema.

Atualmente, o espaço histórico tem sido palco para gravação de quadros de conhecidos programas da televisão brasileira e de realities.

Serviço – Exposição “70 anos do Estúdio e Pavi­lhão Vera Cruz”. Abertura: hoje (14), a partir das 14 horas.
Data e hora: até dia 17, das 14h às 21 horas.
Endereço: Pavilhão Vera Cruz, Avenida Lucas Nogueira Garcez, 856, Jardim do Mar, São Bernardo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*