Economia, Notícias

Antecipação de feriados fecha agências do INSS no ABC

Antecipação de feriados fecha agências do INSS no ABC
Fechamento se deve às medidas adotadas pelas prefeituras para conter o avanço da pandemia de covid-19. Foto: Arquivo

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ficarão fechadas em Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá e Ribeirão Pires nos dias 29, 30 e 31 de março, além de 1º de abril. A medida obedece aos decretos publicados pelas prefeituras des­ses municípios com o objetivo de antecipar feriados e, com isso, ampliar o iso­lamento social para conter o avan­ço da pandemia de co­vid-19, que levou ao colapso os hospitais públicos e privados do Estado.

O INSS entrou em contato com segurados com agendamento – inclusive perícia mé­dica – nessas unidades duran­te os quatro dias do feriado an­tecipado para informar sobre cancelamento e reagendar o aten­dimento. Po­rém, o cadastro de algumas pes­soas pode estar desa­tualizado, o que inviabiliza o contato.

Caso não receba nenhuma ligação do INSS, o segurado com horário agendado para essas agências no período de 29 de março a 1º de abril deve ligar para o telefone 135 e remarcar o atendimento. O instituto orienta o segurado a não se dirigir às agências neste período.

Com os feriados anteci­pados, somados ao feriado nacional de sexta-feira (2) e ao fim de semana seguinte, o ABC terá período de nove dias sem datas úteis, a fim de ampliar o isolamento social.

Quase todos os serviços do INSS podem ser acessados a distância, pelos canais remotos de atendimento – Portal Meu INSS (aplicativo e site gov.br/meuinss) – e a Central Telefônica 135.

Pelo Portal Meu INSS, o cidadão pode requerer benefícios, emitir extratos, cumprir exigên­cias e agendar atendimento pre­sencial. Nesse canal, encontra também a assistente virtual He­lô, que orienta sobre benefícios, esclarece dúvidas e emite senha para acesso à área restrita.

Pelo 135 é possível se ins­crever na Previdência, tirar dúvidas, pedir benefícios e agen­dar atendimento presencial, entre ou­tros serviços.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*