Arte & Lazer, Roteiro

Aniversário de Diadema tem Maratona Cultural Online

Programa Circo Escola participará da Maratona com o espetáculo “Circo de Natal”. Foto: Thiago Benedetti/PMD
Programa Circo Escola participará da Maratona com o espetáculo “Circo de Natal”. Foto: Thiago Benedetti/PMD

De hoje (5) até a próxima terça-feira, 8 de dezembro, ani­versário da cidade, Diadema realizará mais uma edição da Maratona Cultural. A iniciativa oferece aos moradores diversas ações culturais, dentre as quais apresentações de música, dança, cinema drive-in, circo, teatro infantil, poesia e stand up comedy. Todos os eventos são gratuitos.

Em razão da pandemia, a programação será transmitida via Youtube, pelo canal Cultura Diadema Oline, e também por estrutura drive-in montada na Praça da Moça, com capacidade para receber 45 carros.

Quem for presencialmente à praça deverá seguir todas as orientações e protocolos sanitários estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde. Os eventos serão vistos por telão de mais de 10 metros, com som digital ambiente, ou por meio de sistema de rádio fm.

Os ingressos para o drive-in serão limitados e deverão ser acessados, gratuitamente, no site Sympla, no link www.sympla/maratonadiadema .

Segundo o secretário de Cultura de Diadema, Eduardo Minas, a realização da Maratona Cultural, nesta terceira edição, exigiu mais inventividade e cuidados. “Nos adaptamos a esse momento de pandemia com todos os cuidados e criatividade e utilizamos de novas tecnologias para garantir uma programação com a mesma qualidade das edições anteriores”, afirmou.

Minas ressaltou que a programação buscou atender as diferentes faixas etárias, contemplando linguagens artísticas diversas e reproduzindo a diversidade cultural de Diadema. “O nosso compromisso é levar cultura e lazer para todos e também fomentar a formação de novos públicos, estimular e promover aos trabalhos dos produtores e empreendedores culturais locais”, concluiu.

 PROGRAMAÇÃO

Hoje (5), a programação terá início, às 20h, com a aber­tura da Maratona Cultural direto do Teatro Clara Nunes. Em seguida virá a apresentação do espetáculo “Nas Águas do Imaginar”, da premiada Companhia de Danças de Diadema. A programação do dia termina com muito humor e risadas no stand-up do comediante Marcelo Marrom, às 21h.

Amanhã, às 17h, será a vez do Programa Circo Escola mostrar o espetáculo “Circo de Natal”, com números de mágica, malabarismo, equilíbrio, trapézio e palhaços realizados pela Companhia Tapias Voadores e Convidados. O evento contará, ainda, com a participação especial da Niverland Circus e Entretenimento que executará a atração circense “Arqueiro”.

Na Praça da Moça a Maratona Cultural exibirá, no Cine Drive-In, dois sucessos do cinema mundial, voltados para as crianças e para a família. Às 19h será projetada a animação “Frozen 2” e, às 21h30, “Scooby! O Filme”. As duas produções são dubladas e legendadas em português, como medida de acessibilidade.

Na segunda-feira (7), às 17h será transmitido o espetáculo de artes cênicas “Bicicleta Poeta”, com a Cia Cultural Bola de Meia. Trata-se de uma intervenção literomusical que levará muita música e imaginação para o púbico infantil. Em três horários, às 19h, 20h e às 21h, o canal Diadema Cultura Online mostrará o concerto da Orquestra Municipal de Alunos da Nova Casa da Música.

Sob regência do maestro Marcelo de Souza, os alunos da Casa realizarão clássicos de Mozart e Beethoven, canções de Luiz Gonzaga, Dorival Caymmi e Milton Nascimento, e medley com músicas de Bob Marley e Dizzy Gillespie,  entre outros. Entremeando os musicais, o maestro fará pequenos comentários que a ajudará o público a ter mais informações sobre as obras executadas. Nos intervalos dos horários das apresentações o grupo The Powergloves Studio fará performances de danças urbanas.

O encerramento da Maratona Cultural de Diadema será na terça-feira, às 20h, e começará com a entrega da revitalização do Teatro Clara Nunes e Complexo Cultural Diadema (CCD). O local passou por reforma e nova ressignificação foi dada ao espaço de cultura, que ainda integra o Museu  de Arte Popular de Diadema e a Biblioteca Olíria de Campos Barros.

Depois virá o show do cantor e acordeonista Mestrinho, com composições próprias e de  outros autores da música popular brasileira. O artista que tem o forró e a música nordestina como referências no seu trabalho, antes de seguir carreira solo, tocou em shows de Dominguinhos, Elba Ramalho, Gilberto Gil e Ivete Sangalo.

Ainda, durante a Maratona Cultural, um caminhão de som, especialmente adaptado para receber o projeto “Poesia em Trânsito”, da Rede Sesc, circulará pelas ruas de Diadema. Comandado por um MC (mestre de cerimônias), muita poesia e informações de utilidade pública serão passadas à população.

Serviço:

Maratona Cultural de Diadema – de 5 a 8 de dezembro

Transmissão pelo Youtube – Canal Cultura Diadema Online

Transmissão Drive-In Praça da Moça – obter ingressos no site www.sympla/maratonadiadema

Programação: facebook.com/maratonadiadema

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Sábado – 05 de dezembro 

20h  –  Abertura oficial da Maratona Cultural

20h15 – Apresentação Companhia de Danças de Diadema, espetáculo “Nas Águas do Imaginar”

21h – Diadema Comedy Night, com o comediante Marcelo Marrom

Domingo – 06 de dezembro

17h – Semana do Circo – espetáculo “Circo de Natal”, com a Companhia Tapias Voadores e Convidados e apresentação da Niverland Circus e Entretenimento

19h – Cine Drive-In Praça da Moça, com o filme “Frozen 2”

21h30 – Cine Drive-In Praça da Moça, com a projeção de “Scooby! O Filme”

Segunda-feira – 07 de dezembro

17h – “Bicicleta Poeta”, com a Cia Cultural Bola de Meia

19h – Orquestra Municipal de Alunos da Nova Casa da Música

19h50 – The Powergloves Studio, com apresentação de Street Dance

20h – Orquestra Municipal de Alunos da Nova Casa da Música

20h50 –  The Powergloves Studio, com apresentação de Street Dance

21h – Orquestra Municipal de Alunos da Nova Casa da Música

Terça-feira –  08 de dezembro  

20h – Encerramento da Maratona Cultural, com entrega da revitalização do Teatro Clara Nunes e Complexo Cultural Diadema (CCD). Em seguida, show do cantor e acordeonista Mestrinho e Banda.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*