Uncategorized

Alunos da Etec Lauro Gomes buscam parceria para protótipo que auxilia no combate à covid

Thiago Costa, Thiago Rodrigues, André Abreu e Gustavo Felipe integram grupo que criou o protótipo. Foto: Arquivo pessoal
Thiago Costa, Thiago Rodrigues, André Abreu e Gustavo Felipe integram grupo que criou o protótipo. Foto: Arquivo pessoal

Um grupo de alunos da Escola Técnica Estadual Lauro Gomes (ETEC), em São Bernardo, desenvolveram protó­tipo que auxilia no combate à covid-19. Segundo o estudante André Pe­reira Lemos Abreu, o protótipo surgiu da necessidade de se criar, para as aulas, um projeto baseado em microcontroladores e placas de prototipagem, no caso o Arduino, base do curso de mecatrônica.

“O projeto também precisaria ser útil dentro de um contexto social. Como estamos em uma pandemia, nos depa­ramos com os meios para eliminar o vírus da co­vid, dentre os quais a luz ultravioleta do tipo C (UV-C). Nos baseamos em alguns estudos da Universidade de São Paulo e do Massachusetts Institute of Technology (MIT), os quais demonstram que a luz UV-C inativa os vírus, modificando o material genético dele, o que impede de se replicar”, destacou o aluno.

Segundo André, a diferença da luz ultravioleta para o álcool em gel e o peróxido de hidrogênio é que estes só destroem a camada mais externa do agente infeccioso.

A ideia principal desse grupo de alunos é construir um AVG (Veículo Automático Guiado), baseado em sensores e Bluetooth, com luzes ultravioletas acopladas. “O AVG poderá ser controlado pelo celular em um determinado ambiente, por meio de conexão Bluetooth, ou se guiará sozinho por meio dos sensores ultrassônicos acoplados nele”, destacou André, ao complementar que o AVG pode ser utilizado desde em escolas até hospitais, visto que a luz UV-C “tem enfoque único e exclusivo na eliminação do vírus”.

Com o projeto pronto, os alunos buscam parcerias para a construção do veículo. “Na análise mecânica e montagem eletrônica do projeto não tivemos muitos problemas porque estamos muito bem monitorados pelos professores. Entretanto, o principal empecilho é a divulgação para encontrarmos parceria visando à montagem do protótipo. Outra questão é que a luz UV-C é extremamente cara, o que também dificulta a montagem”, destacou.

Além de André Pereira, compõem o grupo que ideali­zou o AVG Gustavo Felipe Delgado, João Vitor Lima da Silva, Pedro Henrique Schades Calasans dos Santos; Jhuan Gustavo Silva Soares, Thiago Rodrigues David e Thiago Costa Silva.

Serviço – Quem tiver interesse em ajudar o grupo de alunos na montagem do protótipo pode entrar em contato com a ETEC Lauro Gomes pelo telefone (11) 4125-2288.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*