Economia, Notícias

Alta demanda em app da Caixa impede beneficiários do auxílio de pagar contas

Alta demanda em app da Caixa impede beneficiários do auxílio de pagar contas
Caixa admitiu ocorrência de “intermitência momentânea” em alguns serviços. Foto: Marcello Casal Jr./ABr

Criado pela Caixa Econômica Federal para facilitar o acesso dos beneficiários de programas sociais, o aplicativo “Caixa Tem” virou verdadeira dor de cabeça para as pessoas que têm direito a receber o auxílio emergencial de R$ 600 pago pelo governo federal durante a pandemia.

Com as limitações para sa­ques dos recursos nas agências do banco, que seguem cronograma pré-definido conforme a data de aniversário do bene­ficiário, o aplicativo para celulares acaba sendo o principal meio para pagamento de contas e transferência de recursos para as 65,2 milhões de pessoas que recebem o auxílio. O problema é que o app não tem conseguido dar conta da demanda.

Muitos usuários têm recla­mado das longas filas de espera – de mais de 10 minutos – para conseguir acessar suas contas virtuais por meio do Caixa Tem. Muitas vezes, após esperar o tempo estipulado pelo aplicativo, recebem apenas a mensagem de que o sistema estaria indisponível.

Desde a última quinta-feira (2), quan­do recebeu a terceira parcela do benefício, Cícero Martins Carvalho, 32 anos, tenta pagar contas pelo aplicativo sem sucesso. Desempregado e morador de Cidade Ocidental (GO), cidade no entorno de Brasília, Cícero revela que não teve problemas nos dois primeiros pagamentos, mas agora não con­segue ter acesso ao dinheiro.

“Desde quinta, apareceu tente novamente 14h, tente novamente 15h, e agora só tente novamente mais tarde”, explica. Cícero chegou a ir a uma agência da Caixa, mas foi orientado a tentar novamente pelo aplicativo. “Aqui em casa são cinco pessoas e só eu estou recebendo o benefício. Estou dependendo desse dinheiro pa­ra pagar a conta de água, de luz e outras contas. Tem várias pessoas que conheço com o mesmo problema”, completa.

Também desempregada, Cris­tiane da Silva, 39 anos, vem enfrentando as mesmas dificuldades para ter acesso ao benefício emergencial. Desde que recebeu os R$ 600, só conseguiu pagar a conta da internet, de R$ 63. “O aplicativo não funciona de jeito nenhum. Tenho de pagar três contas de água que estão atrasadas e uma parcela de cursinho para concurso público e não consigo”, relata.

De acordo com dados da própria Caixa, R$ 121,1 bilhões foram creditados nas contas de quem recebe o auxílio emergencial nas três parcelas já liberadas do benefício. Até a manhã de ontem, o número de downloads do aplicativo do Caixa Tem estava em 152,2 milhões. Além de acessar os recursos do auxílio, o aplicativo serve para consultar informações importantes na atual crise, referentes ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), Abono Salarial e Seguro-Desemprego.

Questionado pela reportagem, o banco admitiu a ocorrência de “intermitência momentânea” em alguns serviços do Caixa Tem, e creditou o problema à quantidade de acessos simultâneos no aplicativo, de cerca de 500 mil usuários por hora. A Caixa garante, porém, que o aplicativo está disponível ininterruptamente 24 horas por dia nos sete dias da semana.

O banco alega ainda que, apesar dessas intermitências, os cidadãos têm conseguido acessar os serviços. Somente ontem, mais de 4 milhões de operações já tinham sido concluídas pelo aplicativo. Desde que o programa foi lançado, mais de 17,7 bilhões de boletos foram pagos pela plataforma.

Ainda assim, a instituição não foi clara sobre o que pretende fazer para acabar com as intermitências no acesso. “A Caixa tem implementado melhorias no aplicativo, como a ampliação da validade da sessão de cada usuário durante 72 horas, o que evita a necessidade de nova fila para acessar o Caixa Tem durante esse período”, alegou o banco, em nota.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*