Política-ABC, São Bernardo do Campo, Sua região

Alex Manente está entre os novos “Cabeças” do Congresso Nacional em 2021

O deputado federal Alex Manente (Cidadania/SP), com base eleitoral em São Bernardo e líder do partido, está entre os parlamentares mais influentes no Congresso Nacional em 2021, segundo  lista dos “Cabeças” divulgada nesta sexta-feira (27) pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

Os “Cabeças”  são, na definição do Diap, parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pela capacidade de conduzir debates, negociações, votações,  articulações e formulações, lideranças, entre outras habilidades.

Segundo o departamento, este ano a escolha dos parlamentares mais influentes foi impactada pela pandemia, que por conta do isolamento social levou à adoção do sistema remoto nas deliberações, que dificulta identificar os parlamentares mais presentes nas
articulações e negociações, já que estas ficam muito restritas aos líderes e relatores nesse período.

PARTIDOS

O PT, que esteve no poder por mais de 13 anos, de 2003 a 2016, e elegeu a maior bancada na Câmara dos Deputados em 2018, continua sendo a legenda com o maior número de parlamentares influentes nos “Cabeças” do Congresso Nacional 2021. O partido também se destaca por ter 100% da bancada no Senado Federal na elite do Parlamento.

O PP, partido que está na base do governo Bolsonaro, ocupa o segundo lugar na quantidade de parlamentares nos “Cabeças” do Congresso Nacional 2021. A segunda posição também é ocupada pelo DEM. Democratas é o partido do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (RJ), do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (MG), do presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, Davi Alcolumbre (AP), além de ser o partido dos ministros do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni (RS), e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina (MS).

O MDB está em terceiro lugar com oito representantes. A legenda, que esteve à frente do Governo Federal de 2016 a 2019, tem como um dos “Cabeças” do Congresso o presidente nacional do partido, deputado Baleia Rossi (SP). O Cidadania, partido de Manente, ocupa a  sexta posição nos “Cabeças” , com cinco parlamentares.

 

Print Friendly, PDF & Email

Deixe eu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*