Diadema, Minha Cidade, Sua região

Alckmin entrega obras da Fábrica de Cultura de Diadema

Alckmin entrega obras da Fábrica de Cultura de Daidema
Equipamento cultural entregue por Alckmin deverá operar plenamente a partir de agosto. Foto: Thiago Benedetti/PMD

O governador Geraldo Alckmin (PSDB), o secretário estadual da Cultura, José Luiz Penna, e o prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), entregaram ontem (27) a obra da Fábrica de Cultura do município, a primeira unidade do programa fora da capital paulista. Com mais de 6 mil metros quadrados de área construída, o espaço terá o mesmo formato das dez unidades em funcionamento, com cursos de diversas linguagens artísticas, oficinas, biblioteca e workshops, entre outras atividades. Ainda ontem, o governador entregou a unidade da Rede de Reabilitação Lucy Montoro de Diadema.

“O edifício tem dois pavimentos, teatro, sala de música, circo, arte, produção e dança, além de refeitório, ambulatório, camarins e vestiários. A Organização Social será responsável por equipar, fazer a gestão do prédio e já colocá-lo em funcionamento aqui em Diadema”, destacou Geraldo Alckmin.

O equipamento cultural deverá operar plenamente a partir de agosto deste ano, tempo necessário para os trâmites do chamamento público que selecionará a Organização Social de Cultura responsável pela administração. O governo do Estado investiu R$ 16,9 milhões na obra executada pela empresa ECG Engenharia Construções e Geotecnia Ltda.

“A Fábrica de Cultura e a Rede de Reabilitação Lucy Montoro vão gerar muitos frutos para as áreas da Saúde e da Cultura de Diadema. Sabemos da importância dessas obras na vida da população, que terá acesso aos melhores serviços com equipamentos de qualidade”, afirmou o prefeito Lauro Michels (PV).

“Degustação”

Em julho, a população terá uma “degustação”, uma prévia das atividades oferecidas pela Fábrica de Cultura: crianças e jovens poderão participar de oficinas de dança, teatro, circo, literatura, multimeios, entre outras linguagens, e, a partir dessas experiências, escolher os cursos no quais queiram se matricular.

As Fábricas de Cultura são um programa da Secretaria da Cultura do Estado que oferece cursos gratuitos em diversas linguagens artísticas para crianças e jovens, assim como atividades de difusão cultural para toda a comunidade. Em sete anos de funcionamento, as unidades já realizaram mais de 7,5 milhões de atendimentos de crianças, jovens e adultos.

Em 2017, o público das atividades de difusão das Fábricas, que incluem eventos, espetáculos de teatro e dança e shows musicais, teve um aumento de 28,4% em relação ao ano anterior. A primeira Fábrica foi inaugurada em março de 2011, na Vila Curuçá, na zona leste da capital. Desde então, outras quatro unidades passaram a funcionar na região (Sapopemba, Cidade Tiradentes, Itaim Paulista e Parque Belém), três na zona norte (Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia e Jaçanã) e duas na zona sul (Capão Redondo e Jardim São Luis).

A iniciativa foi criada por meio de uma parceria entre Governo do Estado e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A implementação da unidade de Diadema foi uma parceria com a prefeitura do município, que disponibilizou o terreno para a construção do prédio.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*