Minha Cidade, São Bernardo do Campo, Sua região

Alckmin entrega dez ônibus no Corredor ABD

Autoridades vistoriam ônibus elétrico que passa a integrar frota do Corredor ABD. Foto: Ciete Silvério/Governo do Estado

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) entregou, ontem (5), em São Bernardo, 10 novos ônibus elétricos articulados que circulam no Corredor ABD (Sâo Mateus – Jabaquara). Cerca de 300 mil usuários serão beneficiados diariamente com os novos veículos. Os coletivos serão distribuídos em 12 linhas que percorrem os municípios de São Paulo, Diadema, São Bernardo, Santo André e Mauá.

Os ônibus, que contam com sistema elétrico da Eletra, são articulados de 18 metros com capacidade para 120 passageiros e representam investimento de R$ 15 milhões da concessionária Metra. Os coletivos vão se juntar à frota de 250 veículos que circulam pelo Corredor.

O governador destacou as características dos novos veículos. “São ônibus de grande capacidade, com 18 metros de comprimento, acessibilidade pa­ra pessoas com deficiência, piso rebaixado, sistema de ajoelhamento pneumático, ar condicionado, wi-fi e tomada USB para recarga de celulares”, afirmou, ao ressaltar os benefícios desse sistema de transporte para o meio ambiente. “Por serem ônibus elétricos, são ônibus verdes, que não poluem e evitam lançar na atmosfera poluentes de combustível fóssil, como o diesel”, pontuou.

Corredor ABC

O Corredor ABD, com 33km de extensão, é administrado pela concessionária Metra e gerenciado pela EMTU/SP, empresa vinculada à Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos. Possui nove terminais metropolitanos: São Mateus, São Bernardo, Santo André Leste; Santo André Oeste, Piraporinha, Diadema; Sônia Maria, Ferrazópolis e Jabaquara. O sistema integra-se, em diversos pontos, com outros modais de transporte público como ônibus municipais e intermunicipais, trens metropolitanos e metrô.

Os terminais possuem infraestrutura necessária para facilitar a movimentação de pessoas com deficiência: rampas, corrimãos e escadas rolantes que auxiliam o acesso desses passageiros às áreas interna e externa. Estão equipados com telefones públicos rebaixados, telefones especiais para surdos-mudos e banheiros adaptados.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*