Esportes, Paulistão

Água Santa, São Bernardo e Santo André conhecem seus grupos no Paulistão 2024

Sorteio colocou Netuno na chave do Palmeiras, Tigre na do São Paulo e Ramalhão na do Santos

Água Santa, São Bernardo e Santo André conhecem grupos no Paulistão 2024
Foto: Reprodução/FPF

A Federação Paulista de Futebol (FPF) definiu nesta quinta-feira (16), em sorteio realizado no Auditório Ibirapuera, os grupos do Campeonato Paulista 2024. A competição, que começa no dia 21 de janeiro e se encerra em 7 de abril, garantirá cinco vagas para a Copa do Brasil do ano seguinte.

A fórmula é a mesma dos anos anteriores. Distribuídas em quatro grupos, as 16 equipes se enfrentam fora de suas chaves, classificando os dois melhores para se enfrentar em jogo único nas quartas de final. As semifinais também serão disputadas em jogo único, enquanto a final terá jogos de ida e volta. Em caso de empate no placar agregado na decisão, o título será decidido nos pênaltis.

Vice-campeão estadual, o Água Santa caiu no Grupo B, que reúne o atual campeão Palmeiras e mais Guarani e Ponte Preta. Assim, uma possível reedição da decisão de 2023 só ocorrerá nas quartas de final.

O São Bernardo – que chegou às quartas de final na edição deste ano, mas acabou eliminado pelo Palmeiras – caiu no Grupo D, que reúne São Paulo, Botafogo e Novorizontino. O Santo André, por sua vez, terá Santos, Ituano e Portuguesa como adversários no Grupo A.

O único grupo sem a presença de equipes do ABC é o C, que reúne Corinthians, Red Bull Bragantino, Mirassol e Internacional de Limeira.

Novamente na edição 2024 haverá o auxílio do árbitro de vídeo (VAR) em todos os jogos, da fase de grupos à final. A bola S11 Ecoknit, da Penalty, que será usada em 2024, é a mais sustentável do mundo, de acordo com a FPF. É elaborada com borracha natural, fio biodegradável, materiais extraídos da cana de açúcar e tecido reciclável obtido por meio de garrafas PET.

Até hoje, a parceria entre Penalty e FPF resultou na reciclagem de mais de 230 mil garrafas. Até o final da temporada de 2024, o número deve superar as 250 mil, levando em conta a produção de bolas que serão utilizadas nas competições da federação.

“As receitas do Paulistão cresceram temporada a temporada, posicionando o futebol paulista em um lugar privilegiado. Não à toa, temos 13 clubes disputando as Série A, B e C do Campeonato Brasileiro. Estamos trabalhando continuamente para que o Paulistão cresça ainda mais em 2024. Estou certo de que o melhor está sempre por vir”, afirmou Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF.

PREMIAÇÃO

Os valores ainda não foram revelados, mas a FPF promete que o Paulistão 2024 terá a maior receita com direitos de transmissão da história da competição. Além disso, o campeonato tem naming rights vendidos para a Sicredi – o mesmo vale para todas as demais competições organizadas pela FPF. Em 2023, com o 25º título Estadual, o Palmeiras acumulou R$ 20 milhões com premiação.

Para o sorteio, a FPF chamou atletas olímpicos e paralímpicos, com base na ideia de que 2024 será um ano olímpico. Entre os convidados figuraram o nadador Daniel Dias (maior medalhista paralímpico do país), a velocista Verônica Hipólito, o ginasta Arthur Zanetti e o mesa-tenista Hugo Hoyama.

CONFIRA OS GRUPOS

Grupo A – Santos, Ituano, Santo André e Portuguesa;

Grupo B – Palmeiras, Água Santa, Guarani e Ponte Preta;

Grupo C – Corinthians, Red Bull Bragantino, Mirassol e Inter de Limeira;

Grupo D – São Paulo, São Bernardo, Botafogo e Novorizontino.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe eu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*