Minha Cidade, Santo André, Sua região

Ações educativas estimulam o descarte correto de resíduos em Santo André

Semasa inicia atividades para combater despejo de lixo na região do córrego Cassaquera, que está sendo canalizado, e incentivar a coleta seletiva. Foto: Divulgação/Semasa
Semasa inicia atividades para combater despejo de lixo na região do córrego Cassaquera, que está sendo canalizado, e incentivar a coleta seletiva. Foto: Divulgação/Semasa

A partir desta segunda-feira (9), moradores que residem na região do córrego Cassaquera, em Santo André, passam a receber ações de sensibilização e mobilização ambiental que orientam sobre a destinação adequada de resíduos úmidos e secos.

As atividades são promovidas pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e fazem parte do Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental das obras do Complexo Cassaquera, que contemplam a canalização do córrego com a criação de um novo sistema viário para a avenida Luiz Ignácio de Anhaia Mello. As intervenções são feitas com financiamento obtido pelo município junto à CAF (Corporação Andina de Fomento).

Com as ações educativas, o objetivo é orientar a população sobre descarte correto de resíduos, incentivar a coleta seletiva e alertar sobre os riscos e problemas que o lançamento irregular de materiais no meio ambiente ou em outros locais pode ocasionar, como o entupimento de galerias de águas pluviais, ocorrência de enchentes, proliferação de moscas, ratos e baratas e de insetos vetores de doenças, como o Aedes aegypti – que causa a dengue, zika e chikungunya.

O Semasa estima atender cerca de 1.500 pessoas que residem no entorno das obras do Cassaquera. As ações também visam informar e orientar a população sobre as intervenções e os seus benefícios – como o combate às enchentes e ao acúmulo de lixo às margens do córrego. O trabalho em campo é feito seguindo os protocolos de saúde para evitar o contágio pelo novo coronavírus.

Plantão Social

 Quem deseja saber mais informações sobre as obras, tirar dúvidas ou levar demandas, pode procurar um canal de comunicação direta com a população: o Plantão Social, que acontece presencialmente no CEU Marek às terças, quartas e quintas-feiras, das 9h ao meio-dia e das 13h às 15h. O endereço é rua Engenheiro Alfred Heitzman, s/n.

O atendimento também é feito de forma remota. Basta ligar ou mandar mensagem via WhatsApp para o número 93750-3181, de segunda a sexta, nos mesmos horários do plantão presencial.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*