Diadema, Minha Cidade, Sua região

Ação da GCM e Detran apreende 24 veículos em Diadema

Ação teve como objetivo verificar se a documentação dos automóveis estava em dia. Foto: Divulgação/PMDA segunda Operação de Fiscalização de Trânsito e Policiamento Preventivo conjunta entre a Guarda Civil Municipal de Diadema (GCM) e o Departamento Estadual de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran) em 2017, foi realizada na quinta (19), e resultou em 155 vistorias de veículos (68 automóveis e 87 motos).

Os agentes apreenderam 14 motos e 10 veículos automotores irregulares, além de abordar 204 pessoas. A ação ocorreu na avenida Fabio Eduardo Ramos Esquivel, sob o viaduto do Km 16 da Imigrantes, no Centro; e na avenida Casa Grande esquina com avenida Fundibem, no bairro da Vila Nogueira.

A Operação GCM-Detran mobilizou 16 GCMs, 4 agentes do Detran e 13 veículos (5 viaturas, 6 guinchos e 2 motos). A ação teve como objetivo verificar se a documentação dos automóveis (IPVA, Carteira de Habilitação, Seguro Obrigatório – DPVAT e Certificado de Licenciamento – CRLV) estavam em dia, além das condições que cada veículo se encontrava quanto a itens de segurança (uso de capacete, validade do extintor de incêndio, presença do triângulo e “macaco”, além de outros equipamentos de segurança e sinalização) e manutenção. Também foi realizado um policiamento preventivo para prisão de acusados pela Justiça e criminosos.

Projeto

A parceria é fruto do Projeto Transitando nos CFCs (Centros de Formação de Condutores), desenvolvido pela GCM de Diadema a partir de julho de 2014 junto aos CFCs da cidade. Por meio de aulas teóricas e práticas, os guardas que atuam no trânsito orientam os futuros motoristas sobre legislação e direção segura. A ação chegou ao conhecimento do órgão estadual, que solicitou a realização da ação conjunta com a GCM.

Ao longo do ano, novas operações serão realizadas em locais considerados críticos pelos índices de criminalidade pelo Observatório Municipal de Segurança, que faz parte da Secretaria de Defesa Social de Diadema. O órgão é responsável pelo mapeamento da criminalidade, ao coletar os Boletins de Ocorrência (B.O.s) dos quatro Distritos Policiais do município. “O Observatório funciona como um ‘termômetro’ da criminalidade em Diadema. O levantamento permite conhecer quais locais que apresentam mais ocorrências. Os números dão precisão ao combate da criminalidade”, afirmou o secretário de Defesa Social de Diadema, Marcel Soffner.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*