Minha Cidade, Regional, Sua região

ABC vai suspender transporte público municipal a partir do dia 29

ABC vai suspender transporte público municipal a partir do dia 29
Prefeituras vão estabelecer cronograma para suspensão gradativa das linhas municipais. Foto: Divulgação/SBCTrans

O Consórcio Intermuni­ci­pal ABC anunciou, ontem (18), a suspensão gradativa dos serviços de transporte público mu­nicipal a partir de hoje, com a interrupção total no dia 29, por tempo indeterminado. A decisão foi comunicada após assembleia geral extraordinária da qual participaram represen­tantes das sete prefeituras.

Segundo o presidente do Consórcio e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão (Cidadania), o objetivo é conter o avanço da Covid-19, como é chamada a doença cau­sada pelo coronavírus, que teve 17 casos confirmados no ABC.

Estimativa do colegiado regional re­vela que existem, no ABC, cerca de 200 linhas, que transportam aproximadamente 500 mil passageiros por dia.

O governo do Estado será informado da decisão. Cada município vai estabelecer um cronograma para definir como e quando suas linhas de ônibus vão deixar de circular. Também caberá às prefeituras definir como manterão atuando seus servidores das áreas de Saúde e segurança após a suspensão do transporte municipal, bem como o transporte de doentes.

“A gente vê cidades da Itália que não tomaram atitude tão drástica e registraram aumento expressivo no número de casos, como é o exemplo de Bérgamo. A situação não está para brincadeira. Nossa infraestrutura em termos de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) é insuficiente para a epidemia que está por vir. Temos só 1.300 leitos”, argumentou Maranhão. “Precisamos preservar nossos 432 mil idosos”, prosseguiu o presidente, referindo-se à população do ABC acima de 60 anos.

“A medida faz parte de grande esforço regional para conter o avanço do Covid-19, que configura uma das maiores crises sanitárias do mundo. O momento pede união, solida­riedade e empatia. Vamos ven­cer este desafio”, escreveu o prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), numa rede social.

A Prefeitura de Diadema, por exemplo, informou que vai reduzir em 25% a frota de veículos nas ruas até o dia 28.

CRÍTICA

O presidente do Consórcio não poupou críticas ao gover­no federal. “Esperamos ação do governo federal. A gente vê o presidente (Jair Bolsonaro) brincando e culpando a mídia. Porém, mais um ministro (Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional) próximo dele foi contaminado”, afirmou Maranhão. “As prefeituras vão sofrer com a redução na arreca­dação de ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Servi­ços), porque a economia vai parar por com­pleto. Teremos um proble­ma financeiro gravíssimo.”

Maranhão afirmou também que os sete prefeitos vão publi­car, nos próximos dias, decretos para estabelecer estado de emergência em seus respectivos municípios.

 

Circulação de ônibus intermunicipais, trens da CPTM e metrô está mantida

A circulação do Metrô; de ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), res­ponsável pelas li­nha­s intermunicipais; e de trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) está man­tida e, por enquan­to, não serão adotadas medidas de res­trição nesses modais.

“Não vamos tomar medidas restritivas com relação ao Metrô ou à CPTM”, disse o go­ve­rna­dor João Doria (PSDB), durante entrevista coletiva con­ce­dida na manhã de ontem (18).

Em nota, a EMTU informou que está em consonância com as medidas definidas pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos para reforçar o enfrentamento ao novo coronavírus. Entre as ações figura a intensificação da higienização em estações, pátios e trens da CPTM e Metrô, terminais e ônibus metropolitanos. Envolve ainda a fiscalização de reposições de itens de limpeza dos banheiros públicos, como sabonete, papel higiênico e papel toalha.

Cartazes com informações sobre a prevenção contra a doença estão disponíveis em estações, terminais e ônibus. As orientações também são divulgadas por meio de avisos sonoros nos trens e estações e nos monitores de TV.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe eu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*