Esportes, Futebol

ABC tenta chegar as oitavas e repetir feito raro

São Caetano e Água Santa entram em campo hoje (13) pela terceira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior tentando repetir um feito poucas vezes obtido pelos times da região: chegar às oitavas de final da competição juvenil.

Desde 2003, quando o Santo André venceu na decisão o Palmeiras nos pênaltis após empate por 2 a 2 no tempo normal e se tornou a primeira e única equipe do ABC a erguer o troféu da Copinha, a região só chegou as oitavas de final mais três vezes.

Em 2004, defendendo o título do ano anterior, o Santo André ficou entre os dez melhores, mas acabou eliminado pelo São Paulo, em uma derrota por 2 a 1.

Em 2007, o São Bernardo – que disputara seu primeiro campeonato profissional dois anos antes – surpreendeu ao chegar às semifinais deixando Botafogo e Santos pelo caminho. Porém, em um jogo sensacional, o Tigre acabou eliminado por 5 a 4 pelo Cruzeiro, que ergueria o título ao vencer o São Paulo nos pênaltis. Além da campanha histórica, o São Bernardo também teve o artilheiro da competição: Rafinha, com nove gols.

Passaram-se oito anos até que um time da região fizesse novamente campanha de destaque na Copinha. Em 2015, o São Caetano superou Flamengo e Atlético-PR na fase de grupos, eliminou o Internacional de Limeira na segunda fase e o Figueirense nas oitavas, mas foi derrotado nas quartas de final pelo Corinthians (4 a 2), o campeão daquela edição.

O Santo André caiu na Copinha na fase que antecede as oitavas de final em 2016, 2012, 2008, 2006 e 2005. O São Bernardo foi eliminado nesta etapa em 2016, 2014, 2012 e 2008. O São Caetano caiu em 2013, 2012 e 2009, e o Água Santa foi derrotado em 2016.

Azulão vence o Figueirense nas oitavas da Copinha em 2015. Foto: Arquivo

S.Caetano reencontra adversário da fase de grupos em Osasco

Das duas equipes do ABC que continuam na Copinha, o São Caetano é certamente a que terá a missão mais difícil. O time comandado pelo técnico Márcio Griggio terá pela frente o Flamengo, atual campeão do torneio, em partida marcada para as 21h no Estádio José Liberatti, em Osasco.

As duas equipes já se enfrentaram no encerramento da primeira fase, com empate por 1 a 1. “Nosso time cresceu bastante no decorrer dos jogos. Vamos ainda mais confiantes contra o Flamengo”, disse o atacante Marlon, autor do gol que definiu a vitória de virada por 2 a 1 sobre o Goiás.

No Inamar, o Água Santa encara o Juventude às 16h. O Netuninho passou pelo Estanciano-SP (2 a 1) na segunda fase, enquanto os gaúchos eliminaram o Santo André nos pênaltis.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*