Minha Cidade, Regional, Sua região

ABC tem primeiros três casos confirmados de coronavírus

ABC tem primeiros três casos confirmados de coronavírus
A Prefeitura de São Bernardo confimou os dois primeiros casos de Covid-19. Foto: Arquivo

O ABC entrou no mapa da pandemia mundial do novo coronavírus, que teve 200 casos confirmados no país, segundo a atualização mais recente do Ministério da Saúde. Neste domingo (15) foram confirmadas as três primeiras infecções de moradores da região, das quais duas em São Bernardo e uma em São Caetano.

Segundo a Prefeitura de São Bernardo, um homem de 51 anos, que retornou da Itália no dia 9 de março, e sua esposa foram diagnosticados com a Covid-19, como é chamada a infecção causada pelo novo coronavírus. Os casos foram atendidos pela rede privada. Ambos estão em casa monitorados pela Vigilância Epidemiológica do município.

Ainda segundo a prefeitura, foram notificados 53 casos suspeitos no município, dos quais 20 foram descartados e outros 31 estão em investigação.

A Prefeitura de São Caetano confirmou na noite deste domingo o primeiro caso de morador da cidade, mas não deu mais detalhes sobre o paciente.

“A Prefeitura de São Caetano  confirma o primeiro caso de Covid-19 (coronavírus) no município, divulgado oficialmente no início da noite deste domingo pelo boletim oficial da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Mais detalhes teremos nesta segunda-feira, quando a equipe de vigilância à saúde iniciará o acompanhamento do caso”, diz a nota do Palácio da Cerâmica.

MEDIDAS

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), anunciou pacote de medidas de contenção à pandemia, como desmobilização e suspensão das aulas a partir de sexta-feira (20), além de cancelamento das atividades esportivas e culturais com aglomeração de pessoas.

A Prefeitura de Santo André também suspenderá gradativamente as aulas na rede municipal de ensino a partir desta segunda-feira. A presença dos alunos será facultativa e as faltas dos estudantes serão justificadas. As aulas serão efetivamente suspensas entre 23 de março e 5 de abril.

A partir desta segunda-feira até o dia 5 de abril estão suspensas as aulas de cursos oferecidos pela prefeitura. Todas as atividades culturais, esportivas, comerciais, artísticas e os serviços de equipamentos como o Museu de Santo André, Casa da Palavra, bibliotecas, Ludoteca, Sabina e Centro de Referência do Idoso (Crisa) também serão suspensas pelo mesmo período.

A Prefeitura de Santo André informou ainda que suspendeu as férias dos servidores da saúde e que os servidores públicos com mais de 60 anos, gestantes e portadores de doenças imunossupressoras poderão ficar em casa, sem prejuízos aos salários.

A Prefeitura de Mauá informou que, nesta segunda-feira, às 17h, fará reunião de governo para designar novas medidas que visem conter a doença. No mesmo dia serão publicados instruções e procedimentos a serem seguidos pela rede pública de serviços, incluindo as escolas municipais e equipamentos de Saúde.

 

Print Friendly, PDF & Email

Deixe eu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*