Minha Cidade, Regional, Sua região

ABC retoma aulas presenciais para 200 mil alunos da rede municipal

Retorno às aulas presenciais seguirão todos os protocolos sanitários. Foto: Omar Matsumoto/PMSBC
Retorno às aulas presenciais seguirão todos os protocolos sanitários. Foto: Omar Matsumoto/PMSBC

Os sete municípios do ABC estão preparando a volta das aulas presenciais, após o fim do recesso escolar de julho. A retomada, segundo o Consórcio ABC, está sendo organizada de forma a respeitar os protocolos sanitários, e é viabilizada com o avanço da vacinação contra a covid-19 e a queda na ocupação de leitos hospitalares.

A rede municipal de ensino do ABC conta com 645 escolas, 200 mil alunos matriculados e 13 mil professores, além de outros 9 mil profissionais da educação.

Segundo decreto do Gover­no do Estado, as escolas da educação básica podem retomar as aulas presenciais com até 100% da capacidade a partir de agosto, respeitando o distanciamento de 1 metro entre os estudantes.

Em Mauá, a volta às aulas presenciais foi iniciada nesta semana de forma gradual. A partir de segunda-feira (2), a retomada das aulas presen­ciais ocorrerá em Santo André, São Bernardo, Diadema e Ribeirão Pires.

Em São Caetano, a volta acontece na terça-feira (3) com os grupos 4 e 5 da Educação Infantil, Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e com a EJA (Educação de Jovens e Adultos). Já no dia 9 também retornam presencialmente os alunos do Grupo 3 (3 anos de idade).

Segundo a prefeitura, o retorno presencial não é obrigatório. “Os alunos podem permanecer com as aulas online em casa.”

Em São Bernardo, as famílias que decidirem pelo não retorno dos alunos, os mesmos deverão realizar informe por escrito às unidades escolares. Ainda em agosto serão mantidas as atividades impressas e que precisam ser realizadas pelos alunos, conferindo assim a presença ao aluno.

“Neste primeiro momento, ainda é facultativo o retorno. Porém, todos os protocolos sanitários foram adotados em cada uma das 217 escolas municipais para garantir a segurança dos profissionais, bem como dos alunos”, destacou a secretaria de Educação de São Bernardo, Silvia Donnini.

DESENVOLVIMENTO

O presidente do Consórcio Intermunicipal ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra, destacou a importância do retorno das aulas presenciais para o desenvolvimento dos estudantes, seguindo protocolos de segurança contra o coronavírus.

“O avanço na vacinação e a melhora nos indicadores da pandemia possibilitam que a retomada das aulas presenciais, seguindo as medidas sanitárias para proteger alunos, professores e funcionários. A abertura das escolas nessas condições vai contribuir para garantir a aprendizagem e a manutenção da segurança física e mental de crianças e jovens”, afirmou Paulo Serra. (Reportagem Local)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*