Política-ABC, São Bernardo do Campo, Sua região

ABC recebe projeto itinerante de combate às fake news

ABC recebe projeto itinerante de combate às fake news
Na carreta, o público poderá conhecer mais sobre o termo “Fake News” e como elas se propagam. Foto: Toni Branco/Studio Norte

Informações falsas têm 70% mais chances de viralizar do que notícias verdadeiras e alcançam muito mais pessoas, segundo estudo realizado por cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT, na sigla em inglês), dos Estados Unidos. Diante desse cenário, um grupo de empresas e veículos de comunicação criou o projeto Jornalismo em Movimento – Combate às Fake News,  carreta que já passou por Guarulhos, Taboão da Serra e agora desembarcará em São Bernardo, onde ficará do próximo dia 27  até 2 de dezembro na Praça da Matriz.

“O objetivo da ação é facilitar o acesso à informação de qualidade, estimulando o público a refletir sobre a forma como recebe, absorve e compartilha uma notícia, criando um maior senso crítico e engajamento na sociedade”, destacou Leandro Siqueira, responsável pela Comunicação da Truckvan e curador de conteúdo do projeto.

Na unidade móvel o público poderá conhecer mais sobre o termo “Fake News” e como elas se propagam e disseminam inverdades, causando terríveis consequências. Para impactar as pessoas e incentivá-las a participar, haverá quizzes gamificados, valendo pontuações e a entrada no Escape The Fake, jogo de fuga com enigmas jornalísticos.

A equipe do Canaltech, um dos principais portais de tecnologia do Brasil, utilizará a carreta como Redação Móvel e promoverá bate-papos sobre o mundo tech, incluindo temas como “Os maiores mitos sobre smartphones”, “Correntes falsas que circulam na web”, “Segurança Digital”, entre outros.

Já no dia 28 , a Rádio BandNews FM transmitirá o programa “BandNews No Meio do Dia” ao vivo, das 11h às 14h, direto da unidade móvel e entrevistará o advogado do Procon-SBC, Victor Paulo Raimuno, que abordará Mitos e Verdades sobre Finanças e falará sobre os cuidados que as pessoas precisam ter na hora de comprar produtos e serviços.

Outro tema que sempre gera muitas fake news será debatido com muita irreverência no dia 30, das 18h às 19h, pelos integrantes do programa “Resenha, Futebol & Humor”, da Rádio Bandeirantes.

Após São Bernardo, a carreta finalizará a ação de conscientização na cidade de São Paulo, onde permanecerá de 4 a 16 de dezembro no Largo da Batata.

O projeto Jornalismo em Movimento – Combate às Fake News é uma iniciativa da DeMello Consultoria, Truckvan e Grupo Band Rádios e conta com patrocínio da Anhanguera Educacional por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. Apoio institucional da ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) e parceria da Comunicação Integrada, Boatos.org, Canaltech e UOL.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*