Minha Cidade, Regional, Sua região

ABC realiza hoje campanha de multivacinação

municípios da região promovem o Dia V para atualização da caderneta de vacinação, bem como para ampliação da cobertura vacinal contra a covid-19. Foto: Alex Cavanha/PSA
Municípios da região promovem o Dia V para atualização da caderneta de vacinação, bem como para ampliação da cobertura vacinal contra a covid-19. Foto: Alex Cavanha/PSA

Os pais ou responsáveis por crianças de um ano a adolescentes menores de 15 anos moradores do ABC que estão com os esquemas de imunização incompletos têm mais uma oportunidade hoje (16) de colocar o cartão de vacina deles em dia. Os municípios da região promovem o Dia V para atualização da caderneta de vacinação, bem como para ampliação da cobertura vacinal contra a covid.-19.

Em São Bernardo, a vacinação contra o coronavírus é destinada a todos os públicos elegíveis: primeira dose para pessoas de 12 a 59 anos, segunda dose para pessoas de 12 a 17 anos com comorbidades, munícipes de 18 a 59 anos com e sem comorbidades, além de terceira dose para idosos acima de 60 anos com intervalo mínimo de seis meses da segunda dose.

A aplicação das doses ocorrerá das 8h às 17h nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib (Avenida Kennedy, 1.155), mediante agendamento, que deve ser realizado no APP SBC na Palma da Mão ou no Portal do município (www.saobernardo.sp.gov.br/web/coronavirus).

As 33 UBSs da cidade também funcionam hoje, das 8h às 17h, para a campanha multivacinação, que prevê a aplicação de doses de rotina que integram o Calendário Nacional de Vacinação de crianças e adolescentes até 14 anos, 11 meses e 29 dias.
Em Ribeirão Pires, a campanha de multivacinação acontece nas Unidades Básicas de Saúde.

A enfermeira da vigilância epidemiológica da cidade, Marciléia Trovo, incentiva os responsáveis a comparecerem às unidades. “Hoje é o dia especial para aquela pessoa que por algum motivo não conseguiu levar seu filho para vacinar durante a semana. Então, pedimos para que compareçam ao posto de saúde mais próximo de sua residência para verificação da carteirinha de vacinação e, se necessário, tomar a vacina que esteja pendente”, destacou.

Já em São Caetano, 200 profissionais estão envolvidos na ação, em todas as Unidades Básicas de Saúde. Estarão disponíveis todas as doses dos calendários de vacinação da criança e do adolescente, que incluem 16 tipos de vacinas, que protegem contra cerca de 20 doenças.

MAUÁ

A Prefeitura de Mauá promove hoje a atualização da caderneta de vacinação, bem como disponibiliza a vacina contra a covid para jovens de 12 anos ou mais. As doses são aplicadas nas UBSs . Já a tenda sanitária da Praça 22 de Novembro (ao lado do Terminal) disponibiliza somente vacinas contra o coronavírus. A aplicação de doses no Dia V ocorre das 9h às 16h.

Quem tomou imunizantes contra a covid da Pfizer ou da Astrazeneca há no mínimo 56 dias está apto a receber a segunda dose hoje.

Idosos com 60 anos ou mais podem receber a terceira dose de reforço. Nesse caso, é preciso ter tomado a segunda dose ou a única há pelo menos seis meses. Imunossuprimidos a partir de 18 anos devem esperar 28 dias após a última dose do esquema de imunização (segunda ou única) para a aplicação da terceira.

Em Santo André, a Campanha de Multivacinação acon­tece das 8h às 17h, nas 32 unidades de saúde. Também hoje, sete unidades de saúde (USF Dr. Moyses Fucs, Centro de Saúde Escola, USF Vila Guiomar, USF Jardim Alvorada, USF Cidade São Jorge, USF Vila Luzita e USF Parque Miami) estarão abertas para atendimento às pessoas que, por algum motivo, perderam o prazo da imunização contra a covid-19.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*