As cidades do ABC estão preparadas para evitar a propagação do coronavírus. Em São Bernardo, conta com o Comitê de Combate ao Coronavírus, com a participação de equipe multidisciplinar da Saúde e das demais secretarias para, a partir da orientação da secretaria de Saúde do Estado e do Ministério da Saúde, traçar as diretrizes de prevenção e combate à doença na cidade.
Dentre as ações implementadas na cidade, está a criação de uma ficha de notificação municipal sobre casos suspeitos da doença e envio de informe técnico para todos os profissionais da Saúde. Os treinamentos são ofertados online por plataforma do Governo do Estado.
A prefeitura de São Caetano informou que a Secretaria de Saúde está preparada caso haja epidemia e já tem plano de atendimento diferenciado no Hospital de Emergências Albert Sabin – pessoas com febre, tosse e resfriado (doenças respiratórias) recebem máscaras e são monitoradas pelas equipes médicas. “Temos insumos em estoque para isolamento de pacientes e proteção das equipes de saúde”, destacou a prefeitura.
A Secretaria de Saúde de Santo André informou que “trabalha com a educação permanente das equipes de saúde, com isso os profissionais estão sempre atualizados quanto a novos protocolos que se façam necessários. Sobre o coronavírus em especial, foram realizadas reuniões estratégicas e os serviços de saúde estão atentos para oferecer o melhor atendimento”.
A Prefeitura de Diadema afirmou, que “as diretrizes quanto à conduta para prevenção e controle de doenças são passadas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde. O município aguarda orientação quanto às ações para prevenção do coronavírus”.
A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde, esclareceu que o Departamento de Vigilância à Saúde – Centro de Vigilância Epidemiológica segue as orientações do Ministério da Saúde em relação ao coronavírus. Diariamente, o Ministério acompanha os casos, fornecendo orientações às vigilâncias.