
O ABC elegeu neste domingo (7) nove deputados, sendo três para a Câmara Federal e seis para a Assembleia Legislativa. Com o resultado, a região manteve o mesmo número de cadeiras conquistadas em 2014.
Na Câmara Federal a surpresa ficou com Luiz Carlos Motta (PR), de Diadema, que conquistou 75.218 votos. Alex Manente (PPS), de São Bernardo, e Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT), de Diadema, foram reeleitos. O petista cumprirá o quinto mandato a partir de 2019, enquanto Manente assumirá a cadeira pela segunda vez consecutiva. Motta, por sua vez, estreará em Brasília.
De São Bernardo, os petistas Teonilio Barba e Luiz Fernando Teixeira voltam à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para o segundo mandato.
Carla Morando (PSDB), esposa do prefeito de São Bernardo (PSDB), foi única mulher eleita deputada no ABC e estreará na Alesp em 2019.
Também estreando na assembleia estão Thiago Auricchio (PR), filho do prefeito de São Caetano, José Auricchio Jr (PSDB); Márcio da Farmácia (Podemos), vice-prefeito de Diadema; e o Coronel Nishikawa (PSL), de São Bernardo.
SENADO
A deputada federal Mara Gabrilli (PSDB), que foi empresária em Santo André, a partir de 2019 passará a ocupar cadeira no Senado. Gabrilli foi eleita com 18,6% dos votos válidos.
Carla Morando é a única
deputada eleita da região
Carla Morando (PSDB), de São Bernardo, foi a única mulher do ABC eleita deputada. Esposa do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), a tucana conquistou 89.636 votos e representará a região na Assembleia Legislativa. Após o resultado final das urnas, Carla compareceu ao comitê central de São Bernardo, acompanhada de Morando (PSDB), dos filhos, pais e sogros, para dividir a vitória com todo o grupo de apoiadores.
“Muito obrigada a todos. Sem vocês eu não teria conseguido vencer este desafio. Obrigada a minha família que me ajudou enquanto estive dedicada à campanha. Obrigada a todos os colaboradores, lideranças, anônimos. Reconheço o papel e a importância de cada um de vocês nesta vitória. Porém, quero deixar agradecimento especial ao meu marido, Orlando Morando, por todo empenho, dedicação e orientação nesta corrida eleitoral, além do bom trabalho que vem desenvolvendo como prefeito de São Bernardo. Essa expressiva votação na cidade demonstra também que seu mandato tem a aprovação da população. Sozinha eu não teria conseguido êxito neste projeto”, destacou.