O sonho de reconquistar a América começa hoje (1º) para o Palmeiras, diante do Júnior Barranquilla, na Colômbia, às 21h30.
A preocupação do técnico Roger Machado, ainda mais após a derrota para o Corinthians, é encontrar o “estilo Libertadores” de vencer.
O desempenho na troca de passes dos dois últimos campeões do torneio – Atlético Nacional-COL e Grêmio – indica que uma equipe eficiente nesse fundamento é um dos trunfos para uma campanha vitoriosa. Ambos ficaram entre os dez melhores no ranking de passes de cada edição.
“A troca de passes precisa ter alternância de distância, de velocidade e de direção para que o adversário prenda atenção à bola e permita que espaços apareçam”, disse Roger.
A questão é saber como o meio campo vai municiar o ataque. O jogo contra o Corinthians é o parâmetro do ano. Fábio Carille orientou os jogadores do alvinegro a pressionar a saída de bola.
Principal contratação do ano, Lucas Lima não conseguiu jogar bem no clássico. Tanto o meia quanto Felipe Melo, um dos destaques em passes certos no Paulista, optaram por jogadas longas e imprecisas.
A estreia na Colômbia vai mostrar se a montagem que perdeu para o Corinthians é a ideal ou se peças precisam mudar. Guerra, à frente, ou Moisés próximo da zaga, são opções.
JÚNIOR BARRANQUILLA X PALMEIRAS
Árbitro: Enrique Cáceres (Paraguai). Estádio: Metropolitano de Barranquilla. TV: Sportv.
JÚNIOR BARRANQUILLA
Viera; Piedrahita, Pérez, Arias e Gutiérrez; Pico, Cantillo, Chará e González; Ruíz e Téo Gutiérrez. Técnico: Alexis Mendoza.
PALMEIRAS
Jailson; Marcos Rocha, Antônio Carlos, Thiago Martins e Michel Bastos; Felipe Melo, Tchê Tchê e Lucas Lima; Willian, Borja e Dudu. Técnico: Roger Machado.