Curiosidades

A importância do descanso físico e mental no tratamento da dor crônica

O descanso físico é indispensável para trazer a recomposição e regeneração das células, o equilíbrio e o crescimento muscular saudável. Foto: Divulgação
O descanso físico é indispensável para trazer a recomposição e regeneração das células, o equilíbrio e o crescimento muscular saudável. Foto: Divulgação

Nossa sociedade é ligada no 220 Volts. Vivemos uma vida de intensa correria e estresse e, ao mesmo tempo, somos bombardeados por diversas informações em todas as mídias sociais. Parece que estamos constantemente nos equilibrando numa corda bamba entre nossa vida pessoal, profissional, e os problemas que surgem de ambas, ao mesmo tempo que tentamos cuidar de nossa saúde física. Ou seja, estamos todos cansados.

Segundo Amelie Falconi, médica especialista em Tratamento da Dor pela AMB e Docente da Pós-graduação de Medicina Intervencionista da Dor no Einstein e SinPain, o descanso evita a exaustão física, emocional e mental. “É responsável por revigorar nossas energias. Não se trata de tirar férias para descansar, mas de uma programação, seja dentro do nosso horário de trabalho para a realização de pausas curtas durante o dia, ou mais longas, como nos fins de semana, feriados e férias, para que possamos descansar e relaxar. ”

Segundo a especialista, são momentos em que devemos nos desligar de nossas atividades e dos desafios diários. Devemos aproveitar essas pausas programadas e realizar a imersão em ambientes, passatempos e atividades diferentes da rotina.

Podemos realizar tarefas simples como beber água, exercícios de respiração, olhar a paisagem pela janela ou escutar uma música, de maneira consciente e com atenção naquele momento, desligando-se da sua rotina diária.

“Se não soubermos integrar o descanso e interromper a rotina do trabalho, ainda que por alguns minutos, com o passar do tempo, teremos mais dificuldade de concentração, dificuldade em discernir prioridades e de tomarmos melhores decisões sejam elas quais forem, além da dificuldade para manter a calma e o autodomínio. Precisamos colocar pausas, nem quer sejam de 5 minutos em nossa vida corrida, para que possamos viver com mais leveza”, alerta Amelie Falconi.

O descanso físico é indispensável para trazer a recomposição e regeneração das células, o equilíbrio e o crescimento muscular saudável. A resposta do organismo à sua alimentação e aos exercícios vem durante o sono. O preparo para o sono é fundamental para termos um sono de qualidade, que nos proporcione isso.

Desligue a televisão e/ou o computador mais cedo, tenha um momento de relaxamento (lembre-se sobre a importância da higiene do sono) e comece a desligar-se para que você tenha um sono tranquilo.

“A minha mensagem como médica especialista em dores crônicas é: vamos aproveitar este início de ano para relaxarmos e descansarmos, mas, sem esquecer de nos programar para equilibrarmos a nossa rotina durante o ano todo. Nós precisamos de descanso físico, emocional e mental para cuidarmos de nossas dores! Afinal, merecemos um tempo de qualidade”, destaca.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe eu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*