Política-ABC, Regional, Sua região

A deputados, governo do Estado garante compra de testes para covid e kits de intubação

O secretário de Estado da Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn, afirmou nesta terça-feira (25), durante prestação de contas à Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, que o governo estadual comprou 1 milhão de testes rápidos para a covid-19 e 9 milhões de kits intubação.

Os testes rápidos podem detectar a presença do coronavírus em até 1 hora, diferente dos testes RT-PCR, que podem levar até cinco dias para o resultado. Isso vai permitir maior controle e rastreabilidade do vírus, além de oferecer atendimento médico adequado, podendo evitar a evolução para o estágio grave da doença.

“É um problema operacional. Muitas regiões têm um tempo de fornecimento dos resultados de até 9 dias. Isso é ruim porque perco a possibilidade de agilizar o rastreio. Nós precisamos de testagens muito mais rápidas e amplas”, disse.

Já os kits de intubação serão destinados a 369 hospitais do Estado que são referências no tratamento da covid-19. Essa quantidade garante ao menos três meses de atendimento a pacientes com coronavírus em situação grave Os suprimentos devem chegar entre os meses de junho e julho. Segundo a secretaria, atualmente são usados 3,5 milhões de kits por mês no Estado.

Ao falar sobre o aumento de casos da covid-19 registrados no último levantamento da Secretaria de Estado da Saúde, Gorinchteyn afirmou que não há circulação da nova variante indiana em São Paulo e que o governo tem trabalhado para que todos os possíveis casos sejam rastreados.

“Temos dentro de nossa rede de testagem, 13 laboratórios do Instituto Adolfo Lutz e mais 16 laboratórios de apoio, incluindo o Butantan. O Estado de São Paulo é o Estado que mais testa”, disse o secretário, ao falar que já foram realizados mais de 3,2 milhões de testes RT-PCR pelos laboratórios da rede estadual.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*