Minha Cidade, Regional, Sua região

Nova frota da Linha 10-Turquesa da CPTM entra em circulação

Nova frota  da Linha 10-Turquesa da CPTM entra em circulação
Prefeito Bruno Covas e Rodrigo Garcia apresentaram novos vagões. Foto: Governo do Estado de SP

A nova frota da Linha 10-Turquesa da CPTM, que liga o Brás a Rio Grande da Serra, entrou em operação nesta quar­ta-feira (10), beneficiando moradores do ABC. O governador em exercício, Rodrigo Garcia (DEM), acompanhou o início da circulação das composições. Os trens da série 7000, realocados da Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), trazem entre os principais benefícios a facilidade no embarque e desembarque, visto que cada vagão possui quatro portas por lado – os antigos ti­nham apenas duas.

“É uma remodelação nas linhas da CPTM, que faz com que tenhamos melhor aprovei­tamento dos trens, permitindo fazer a substituição integral dos trens da Linha 10-Turquesa. (Os usuários) passam a contar com trens mais modernos, com mais conforto para a população que se dirige do ABC até a capital”, afirmou Rodrigo Garcia.

Em relação à modernização das estações, o governador em exercício disse que “alguns projetos estão sendo concluídos em 2019 e serão licitá-los para que as obras sejam executadas entre 2020 e 2021, e no ano que vem o restante também será concluído, para execução em 2021 e 2022”. “O importante é que a Linha 10 será completamente remodelada”, afirmou.

A Linha 10-Turquesa conta, agora, com 18 trens mais mo­dernos, sendo seis da série 7500 que já estavam em circulação. Os trens mais antigos vão para a reserva, a fim de serem usados em eventualidades.
Os vagões incorporados à Linha 10 contam com sistema de som mais avançado tecnologicamente, monitores para mensagens visuais e ar-condicionado com melhor distribuição do que os antigos. Outra novidade para os 390 mil passageiros que utilizam a linha diariamente é a retomada dos contratos de energia e sinalização neste semestre. Também estão sendo feitas reformas para melhorar a acessibilidade. A conclusão das obras possibi­litará a redução do intervalo entre os trens.

O plano de mobilidade do governo do Estado para a região contempla, ainda, a construção da estação Pirelli, em Santo André, nas proximidades do Atrium Shopping. A CPTM assinou convênio com a Prefeitura de Santo André para o desenvolvimento, em conjunto, dos projetos de implementação da estação Pirelli, que será construída entre as estações Prefeito Celso Daniel-Santo André e Capuava.

LINHA 18-BRONZE

Durante a coletiva, Rodrigo Garcia afirmou que a Procuradoria do Governo do Estado busca modelo adequado para a licitação do BRT que vai substituir o monotrilho no projeto da Linha 18-Bronze, que ligará o ABC e à Capital. Segundo o governador em exercício, o modelo jurídico de contratação será definido ainda este mês e anunciado durante reunião no Consórcio Intermunicipal ABC no começo de agosto.

“O que estamos falando para o ABC é que teremos um BRT com toda a qualidade, com o mesmo tempo de viagem e feito em dois anos, diferentemente do monotrilho, que estávamos há seis anos com um contrato sem execução e um sonho que não se realizaria“, afirmou, ao destacar que o go­verno vai dialogar com o Consórcio Vem ABC – contratado em 2014 para a construção de um monotrilho – para fazer uma rescisão amigável.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*