Curiosidades

Patinadora brasileira é a primeira mulher nas olimpíadas Rollergames 2019 em Barcelona

Patinadora brasileira é a primeira mulher nas olimpíadas Rollergames 2019 em Barcelona
Camila Cavalheiro irá competir na modalidade Inline Downhill, a modalidade mais rápida da patinação. Foto: Divulgação

Na busca de qualidade de vida e lazer, muitos brasileiros estão se tornando adeptos da patinação. De acordo com uma pesquisa feita em 2017 com 1141 brasileiros pelo maior portal de patinação do Brasil, Adreninline, a prática de andar de patins é recente, pois a maioria, 80,1%, pratica o esporte há menos de três anos, sendo que deste total, 52,8% estão no esporte a menos de um ano. A ascensão do esporte fez com que atletas ganhassem notoriedade, como é o caso da Camila Cavalheiro, primeira brasileira que irá competir na modalidade Downhill nas olimpíadas Rollergames 2019 em Barcelona.

Tudo começou apenas como um hobby no ano de 2013. “Eu estava passando por uma loja de artigos esportivos, até que os patins me chamaram atenção após eu assistir um vídeo dentro do próprio estabelecimento sobre o esporte”, explica Camila. A paixão por patinar foi tão intensa que já no ano seguinte ela participou do primeiro campeonato em Curitiba (PR) de nível nacional e obteve seu primeiro pódio, 1º no Jump e 3º no slide. No total, a atleta já participou de sete competições de Freestyle slide.

O início de tudo

Natural de Maringá (PR), Camila hoje tem 30 anos e mora na região da Penha (SP). Apesar do reconhecimento, sua trajetória foi de altos e baixos até conseguir o reconhecimento como a primeira e única patinadora feminina que irá participar deste grande evento internacional. “Infelizmente o esporte ainda não tem tanta visibilidade se comparado aos demais, e a situação se torna ainda mais complicada pelo fato de ser uma mulher competindo, já que não temos ainda o mesmo espaço que os homens, tanto que as próprias jogadoras da seleção do Brasil de futebol fizeram um apelo”, ressalta a atleta.

Por conta de seu alto desempenho no esporte, Camila foi convocada pela Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação (CBHP) para participar do World Roller Games 2019, em julho, por conta da ótima avaliação que conseguiu na seletiva. O sonho de participar de uma competição desse porte quase foi sabotado por motivos financeiros, já que a atleta não tinha a quantidade necessária para arcar com as despesas da viagem, motivo que fez com que ela criasse uma “vaquinha online” para tentar arrecadar dinheiro e realizar seu sonho.

“Foi graças ao incentivo de grandes marcas e de pessoas que acreditaram no meu potencial que eu vou conseguir representar o país”, ressalta. Com o apoio de marcas como a Fila Skates e do Time de Patinação Adreninline que a patinadora conseguiu conquistar o seu objetivo. “É uma honra poder contribuir com esse sonho da Camila, já que a patinação é um esporte que cada vez mais conquista adeptos no Brasil“, explica Diego Braga, responsável pelo marketing da marca.

Camila será a primeira mulher que irá competir na modalidade Inline Downhill no World Roller Games que acontece em Barcelona, além de ser a primeira brasileira que participa da competição. A modalidade é a mais rápida da patinação, e pode alcançar velocidades acima de 100km/h.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*