Diadema, Minha Cidade, Sua região

Sabesp eleva a 52% tratamento do esgoto em Diadema

Sabesp eleva a 52% tratamento do esgoto em Diadema
Durante evento no Paço, Michels e alunos realizaram plantio de mudas para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Foto: Thiago Benedetti/PMD

Diadema conta com hoje com 52% do esgoto tratado e reduziu de 49% para 18% as perdas de água. Os dados foram divulgados durante evento em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente realizado nesta quarta-feira (5) no Parque do Paço, o qual contou com a presença superintendente da Unidade de Negócio Sul da Sabesp, Roberval Tavares de Souza, que apresentou balanço das ações da empresa desde que assumiu os sistemas de água e esgoto do município, em 2014.

Segundo Souza, antes de 2014 Diadema tinha apenas 14% do esgoto tratado, e por meio de parceria negociada pelo prefeito Lauro Michels (PV) com Sabesp, em 2014 foi assinado contrato de 30 anos que estabelece metas a serem cumpridas pela Sabesp, dentre as quais que dentro quatro anos 100% do esgoto produzido na cidade seja tratado.

“São quatro anos de parceria com Diadema. Hoje, 52% do esgoto de Diadema é encaminhado para tratamento, o que representa que mais 60 mil imóveis têm seu esgoto coletado e encaminhado para tratamento. Isso é importante porque saneamento ambiental é saúde, qualidade de vida e é meio ambiente”, afirmou.

Com plano de investimento de R$ 529 milhões ao longo de três décadas, passados cinco anos já foram investidos R$ 200 milhões na universalização do abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto.

“Na cidade, a economia foi na perda de água. Alcançamos o índice de 26% de redução de perdas de água, que chega a 1,5 bilhão de metros cúbicos de água. Uma Diadema inteira sendo abastecida só com a economia. Hoje a cidade tem índice de 18% de perda de água”, ressaltou Michels.

COMEMORAÇÃO

Cerca de 90 alunos da EMEB Cecília Meireles participaram da comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Os estudantes tiveram uma aula de biologia ao ar livre e participaram do plantio de 10 mudas de árvores das espécies araçá vermelho, grumixama e ipês rosa e amarelo. Cada árvore ganhou o nome da turma da escola que a plantou.

Durante o evento, a Van do Programa Córrego Limpo, que monitora a qualidade da água dos córregos despoluídos e promove conscientização socioambiental, demons­trou aos presentes como as análises e os testes são feitos.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*