Últimas Notícias

Prefeitura de São Bernardo leva edição do Infância Cidadã para escola na Vila Gonçalves

O programa Infância Cidadã realizou mais uma atividade nesta quarta-feira (08/05), desta vez na EMEB Professor Cassiano Faria, na Vila Gonçalves. O prefeito Orlando Morando foi recepcionado por alunos do Conselho Mirim da unidade, visitou as dependências da escola e teve uma conversa com os 16 alunos que fazem parte do grupo.

Entre os principais do objetivo do programa estão o estímulo à cidadania e a participação democrática dos alunos da rede municipal de São Bernardo.

Na opinião do chefe do Executivo, a reunião com as crianças foi positiva e ressalta a importância da cidadania no ambiente escolar. “Este contato direto com os alunos é fundamental para que comecem a praticar a cidadania dentro da escola. A formação dos Conselhos Mirins é um instrumento importante neste processo”, destacou.

O encontro com os alunos começou com o prefeito explicando quais as atribuições do cargo e sobre como funcionam os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e também respondeu às questões formuladas pelas crianças.

Para a secretária de Educação, Silvia Donnini, o Infância Cidadã complementa o processo educativo dos alunos da rede municipal. “O papel da escola é preparar crianças e jovens para serem cidadãos mais conscientes, críticos e participativos. O Infância Cidadã está atento a esses desafios. Com uma formação escolar que vai além do ensino das disciplinas e de um bom resultado nas avaliações, podemos atingir esses resultados”, comentou.

PROGRAMA – Dentro do projeto Infância Cidadã, escolas de Ensino Fundamental da rede municipal inscritas no sistema da secretaria fazem, por meio do Conselho Mirim, uma carta convite para o prefeito visitar a unidade escolar.

No dia da visita, integrantes do Conselho Mirim recepcionam o prefeito e cumprem um passeio pelas dependências da escola para, em seguida, levá-lo ao encontro dos outros alunos.

O Conselho Mirim expõe ao prefeito o processo de eleição dos conselheiros, bem como as prioridades e necessidades da escola. Essa ação terá a resposta do prefeito que também apresenta as atribuições de seu papel como representante e chefe do Executivo.

Ao final do encontro, o prefeito oferece para cada conselheiro um broche da cidade e recebe, em troca, uma lembrança da escola confeccionada por alunos e conselheiros. O gesto se estenderá também para a secretária de Educação, que acompanha a ação.

Já participaram do programa as EMEBs Professora Maria Jandira Casonato, Maurício Caetano de Castro II, Prefeito Aldino Pinotti, André Ferreira, Flamínio Araújo de Castro Rangel, Bruno Massone e Geraldo Hypólito.

Em seu lançamento, no mês de agosto de 2018, a iniciativa teve como ação a visita, ao gabinete do prefeito, de alunos e professores de 64 escolas municipais e particulares que participaram do Concurso Cultural para Escolha da Mascote da Campanha do Agasalho 2018. Cerca de 30 mil crianças de São Bernardo participaram da iniciativa.

Link para fotos: https://drive.google.com/drive/folders/12pqUmUyhTrQko3UQ9f0bERlslYAx6e8A

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*