Últimas Notícias

Consórcio ABC participa de evento sobre tecnologias para o transporte

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC participou na segunda-feira (6/5) de um debate sobre os desafios da interoperabilidade (comunicação entre diferentes sistemas operacionais) em diversos modais de transporte. O tema foi discutido no seminário “Smart Ticketing, a chave da mobilidade”, realizado no Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo.

O evento contou com a apresentação de experiências internacionais com o uso da tecnologia da Calypso Networks Association (CNA), associação sem fins lucrativos que disponibiliza ferramentas para serviços e governança para interoperabilidade dos sistemas de transporte.

Representando o Consórcio ABC, participaram do evento o secretário-executivo da entidade regional, Edgard Brandão, a coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) Mobilidade Urbana, Andrea Brisida, e a coordenadora de Programas e Projetos Lívia Rosseto. Também acompanhou o grupo o consultor Peter Alouche, especialista em transporte metroferroviário.

O Consórcio ABC foi convidado pela Telematic Technologies TransportTraffic Torino (5T), que opera em Turim e participa do projeto de parceria entre a entidade regional e a União Europeia, por meio do Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC) promovido pelo bloco europeu.

Além do uso da tecnologia na cidade italiana pelo gerente de Projetos de TI da 5T, Claudio Giacobbe, a programação do evento também incluiu uma apresentação sobre a Região Metropolitana de Lisboa. A experiência em Portugal ficou a cargo de Tiago Lopes Farias, presidente do Conselho de Administração da OTLIS, grupo que atualmente presta serviços a mais de 20 empresas de transporte.

“Mais do que a tecnologia, os especialistas destacaram a necessidade de se trabalhar também com as questões institucionais e políticas, que estão presentes na prestação dos serviços de mobilidade. O exemplo da Região Metropolitana de Lisboa é muito interessante para nós, pois tem uma escala de território similar ao Grande ABC. É muito importante o Consórcio ABC participar de eventos desse tipo para poder adquirir experiência técnica no setor”, afirmou Brandão.

O seminário também abordou o conceito de Cidades Inteligentes, ou Smart Cities, usado para definir locais que utilizam a tecnologia para promover o bem-estar dos moradores, o crescimento econômico e, ao mesmo tempo, melhorar a sustentabilidade.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*