Saúde e Beleza

São Paulo vai receber o primeiro evento de Arte Urbana do mundo voltado à Saúde Auditiva

São Paulo vai receber o primeiro evento de Arte Urbana do mundo relacionado à Saúde Auditiva. É o Ear Parade SP 2019, que vai brindar os paulistanos com 65 esculturas de orelhas gigantes, de 2,40 m de altura, que estarão espalhadas pelos principais pontos da capital. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da prevenção e tratamento da perda de audição.

O inicio da ação, promovida pela Fundação Otorrinolaringologia, acontece a partir da próxima semana (22/4) no Átrio do Shopping Frei Caneca, onde as esculturas  gigantes que farão parte do acervo da campanha começarão a ser pintadas por artistas plásticos de todo o Brasil, em um grande ateliê aberto ao público.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) comprovam: a população mundial está perdendo a audição cada vez mais cedo em razão de maus hábitos e do convívio frequente com o barulho. Durante todo o Ear Parade, será dado esse alerta por profissionais ligados à Saúde Auditiva, que ensinarão aos paulistanos cuidados básicos com os ouvidos.

Entre as empresas participantes desta ação estarão as empresas do Grupo Demant: a Telex Soluções Auditivas, a Oticon e a Oticon Medical. Pela Telex, a primeira obra a ser criada será O som do coração. A escultura de orelha gigante começará a ser pintada no próximo dia 24 no Shopping Frei Caneca, pela artista plástica Sônia Botture. Logo depois, nos dias 27, 28 e 29 de abril, a artista Érica Morais produzirá a escultura denominada Melodia.

Já as esculturas da Oticon serão pintadas em maio e junho pelos artistas plásticos Alexandre Rodrigues (14 e 15/5), William Hellberg Yanci (Boas Vibrações – 11, 12 e 13/6) e Danila Pinheiro (O Som da Liberdade – 15 e 16/6).

“A audição é o único sentido que está ativo o tempo todo e é normal só nos darmos conta de sua relevância quando começamos a perdê-la, o que é lamentável, já que as células responsáveis pela audição, depois de mortas, não se regeneram. Esta é uma campanha de alerta, em forma de Arte de Rua”, explica o otorrinolaringologista Ricardo Bento, idealizador do projeto junto com a Artery Produções.

“Com esta ação, vamos levar a mensagem sobre a importância dos cuidados com a saúde auditiva cada vez mais longe. É preciso alertar para a necessidade da prevenção antes que se perca a capacidade de ouvir bem. Para isso, a Telex oferece, inclusive, um check up auditivo gratuito”, diz Sarita Terossi de Sá, Gerente de Varejo da Telex Soluções Auditivas.

Exposição no shopping e nas ruas
O ponto de partida será a pintura das esculturas gigantes de orelhas coloridas, no Átrio do Shopping Frei Caneca, de 22 de abril a 20 de junho. Depois disso, o Ear Parade SP 2019 cumprirá várias etapas: entre 25 de junho e 23 de julho, todas as esculturas ficarão expostas no próprio Shopping Frei Caneca.  E de 24 de julho a 22 de agosto, as esculturas ganham as ruas e praças da capital paulista.

Leilão beneficente
Em 29 de agosto, primeiro dia do Congresso da Fundação Otorrinolaringologia, que criou o evento, será realizado um leilão beneficente das esculturas. Parte da renda será revertida à compra de aparelhos auditivos e implantes cocleares e à pesquisa com células-tronco relacionadas à surdez.

A OMS calcula que 1 bilhão de pessoas tenham deficiência auditiva no mundo. No Brasil, a situação acompanha essa projeção alarmante. “Os jovens ouvem diariamente músicas em alto volume, em fones de ouvido que ficam muito próximos do conduto auditivo, provocando dano permanente à audição. Isso sem falar no preconceito com o uso de aparelhos auditivos, sendo que o não uso deles leva as pessoas a se afastarem do convívio com amigos e parentes por não entenderem o que conversam. E esse afastamento é ainda mais perigoso porque pode levar à depressão e até acelerar o Mal de Alzheimer em pessoas propensas a ter a doença”, alerta o Dr. Bento, Professor Titular e Chefe do Departamento de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da USP.

Cronograma da Ear Parade SP 2019:
 
Pinturas das esculturas ao vivo: 22/04 a 20/06
Horário: 14h às 22h, diariamente
Ateliê aberto ao público com seis espaços concomitantes
Local: Shopping Frei Caneca – Átrio/entrada principal
End: Rua Frei Caneca, 569 – Consolação, São Paulo

Um comentario

  1. Maria do Carmo Soares Pimentel

    Ótima oportunidade de todos fazerem um teste auditivo para verificar sua audição, sendo que muitas pessoas não tomam conheciEmento de sua saúde auditiva.
    Com o tempo só vai piorando a audição
    se não fizer um tratamento adequado .

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*