Últimas Notícias

Em Brasília, Consórcio confirma visita de diretor do Ministério do Desenvolvimento Regional ao ABC e busca verba para programa Casa Abrigo

O Consórcio Intermunicipal ABC realizou duas importantes reuniões com o Governo Federal em Brasília nesta quarta-feira (17/4), uma com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e outra com a Secretaria Nacional de Políticas Públicas do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MDH). As agendas foram articuladas pelo assessor de Programa e Projetos do Consórcio ABC, Mauricio Malcher, que trabalha no escritório da entidade regional na capital federal.

Em visita a Brasília, o secretário-executivo da entidade que representa as sete cidades do ABC, Edgard Brandão, acompanhado do diretor jurídico do Consórcio, Eduardo Barros de Moura, se encontrou pela manhã com o diretor do Departamento de Desenvolvimento Regional e Urbano do MDR, João Mendes da Rocha Neto. Na reunião, ficou acordado que o integrante do ministério virá ao ABC no próximo mês, junto com técnicos da pasta federal, para diálogo com representantes das sete prefeituras.

 Na agenda, prevista para ocorrer em 21 e 22 de maio, Rocha Neto deve dar detalhes aos municípios da região sobre o funcionamento do MDR, criado pelo Governo Federal em janeiro para integrar políticas públicas de infraestrutura urbana e de promoção do desenvolvimento regional e produtivo, iniciativas que antes estavam sob responsabilidade dos antigos ministérios das Cidades e da Integração Nacional.

“A reunião foi muito produtiva e serviu para já marcarmos essa visita dos técnicos do MDR à sede do Consórcio, em Santo André. A pauta desse encontro ainda será alinhada entre as partes. Temas importantes para o Grande ABC, como mobilidade e combate às enchentes, com certeza devem ser debatidos”, afirmou Brandão.

Durante a tarde, os representantes do Consórcio se encontraram com a assessora da Secretaria Nacional de Políticas Públicas do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Rose Rozendo. O objetivo da reunião foi buscar recursos para ampliação do Programa Casa Abrigo Regional, financiado pelas prefeituras do ABC para fazer o acolhimento de mulheres em situação de risco de morte por conta de violência doméstica. Também houve discussão sobre outras políticas públicas dos sete municípios relacionadas à pasta federal.

Foi realizada ainda a reunião mensal do secretário-executivo do Consórcio com o representante da entidade em Brasília. “Alinhamos propostas de atuação das prefeituras do ABC junto ao Governo Federal e Congresso para os próximos 30 dias”, afirmou Brandão.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*