Últimas Notícias

Consórcio participa de seminário sobre Política Nacional de Resíduos Sólidos

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC participou nesta segunda-feira (15/4) do Seminário Resíduo de Valor, realizado pelo Instituto Movimento Cidades Inteligentes em Sorocaba (SP). O evento teve como objetivo sensibilizar e conscientizar prefeitos e gestores públicos sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), além de apontar caminhos efetivos para a regionalização como forma de fortalecer o trabalho realizado pelas prefeituras.

Representando o presidente do Consórcio e prefeito de Santo André, Paulo Serra, participaram do seminário o secretário-executivo da entidade regional, Edgard Brandão, e a coordenadora de Programas e Projetos Lívia Rosseto, acompanhados das técnicas Sônia Lima, de São Bernardo do Campo, e Kelly da Silva, de Ribeirão Pires.

O secretário-executivo do Consórcio destacou o intercâmbio de conhecimentos durante o evento. “Lixo sustentável é com certeza o maior desafio das administrações no nosso País e no mundo inteiro. Estamos motivados e com esperança de ver esse segmento ser a grande conquista na próxima década”, afirmou Brandão.

A abertura do seminário contou com palestras do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e do agrônomo e ambientalista Xico Graziano, além de prefeitos da Região Metropolitana de Sorocaba.

O evento discutiu possibilidades para as cidades, unidas em consórcios ou regiões metropolitanas, buscarem a redução de custos na gestão de resíduos, além de gerar receitas dentro deste processo. O conceito de Cidades Inteligentes, ou Smart Cities, que foi abordado no seminário, é usado para definir locais que utilizam a tecnologia para promover o bem-estar dos moradores, o crescimento econômico e, ao mesmo tempo, melhorar a sustentabilidade.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*