Minha Cidade, Santo André, Sua região

Santo André inicia força-tarefa noturna para zerar fila de consultas com gastroenterologista

Santo André inicia força-tarefa noturna para zerar fila de consultas com gastroenterologista
Iniciativa do Saúde Fila Zero, realizada no Centro Hospitalar Municipal, beneficiará cerca de 1,6 mil pessoas. Foto: Angelo Baima/PSA

A Prefeitura de Santo André iniciou nesta semana mais uma força-tarefa no Centro Médico de Especialidades do Centro Hospitalar Municipal Dr. Newton da Costa Brandão (CHM), desta vez para zerar a fila de espera por consultas na área de gastroenterologia. A iniciativa, realizada entre os dias 9 e 12 de abril, das 17h às 22h, visa normalizar a realização de consultas que hoje possuem demanda reprimida.

“Mais um grande esforço da nossa gestão para zerar a fila de espera por consultas e exames na nossa cidade. A força-tarefa na especialidade de gastroenterologia garante a efetividade do programa Saúde Fila Zero, com atendimento ágil e de qualidade, dentro do novo padrão que estamos imprimindo na saúde de Santo André”, enfatizou o prefeito Paulo Serra.

Para garantir efetividade e agilidade aos atendimentos, a organização desta força-tarefa foi dividida em três etapas. Após o primeiro atendimento, se necessário, os pacientes serão encaminhados para realizar exames de diagnóstico e retorno médico para efetivar a alta, ou serão direcionados à rede de atenção especializada para acompanhamento.

Cerca de 70% dos problemas gástricos são ocasionados por maus hábitos alimentares. Por esse motivo, como uma forma de complementar o atendimento prestado, além da consulta os pacientes atendidos tiveram orientação das nutricionistas sobre alimentação saudável e a correta higienização dos alimentos.

“Eu já tenho gastrite e não cuido. Então pedi para a médica me encaminhar para o gastro para ver o que ele pode fazer por mim, pedir exame ou me orientar sobre o que eu estou comendo e que está me fazendo mal. O médico me passou remédio e a nutricionista me passou uma dieta. Seguindo a dieta direitinho eu vou ficar bem e não vou precisar voltar no médico” comentou a moradora do Parque Novo Oratório, Rosangela de Araujo Torres, de 40 anos.

Todos os pacientes foram agendados respeitando a ordem cronológica da fila de espera. Essa é a segunda força-tarefa realizada neste mês. Até o final de abril, novas iniciativas serão realizadas para zerar a fila de outras especialidades.

Histórico

 O Programa Saúde Fila Zero foi lançado em 2017 com objetivo de zerar a fila de espera por consultas, exames e melhorar o fluxo de atendimento das demandas na área da Saúde. Em 2018, foram realizados mais de 400 mil procedimentos, como ultrassom, coleta de sangue e urina, consultas com dermatologista, neurologista adulto e pediátrico, endocrinologista e oftalmologista.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*