Arte & Lazer, Teatro

Escola Nacional de Teatro traz ‘A Dama da Noite’ a Santo André

Escola Nacional de Teatro traz ‘A Dama da Noite’ a Santo André
Montagem traz o estranhamento de gênero da personagem, que surge como alguém reconhecível como um homem, mas que fala sobre si no feminino. Foto: Divulgação

A Escola Nacional de Teatro, em Santo André, está com programação especial voltada à popularização da arte, trazendo espetáculos a preços populares para a cidade.

No próximo domingo (14), o ator André Grecco e o diretor Kiko Rieser trazem para o palco da escola a peça A Dama da Noite. O espetáculo, baseado em conto homônimo de Caio Fernando Abreu, estreou em São Paulo em 2016 e passou por Lisboa (Portugal) em 2018.

Na peça a personagem-título, beirando a meia idade, trava uma conversa casual com um jovem garoto em um bar. Durante todo o tempo, a personagem conduz o diálogo a partir de sua perspectiva de mundo, suas experiências, anseios e frustrações. A Dama da Noite fala da morte, da espera por um grande e verdadeiro amor e, principalmente, de como e se vê à margem do mundo que a rodeia.

Esse conto, de 1984, foi interpretado em 1997 por Gilberto Gawronski em uma montagem histórica. Nessa versão são destacados o estranhamento de gênero da personagem, que surge como alguém reconhecível como um homem, mas que fala sobre si no feminino, brincando com a pluralidade de gêneros e fazendo do discurso da personagem e do texto algo muito contemporâneo.

A discussão sobre a pro­posição de um gênero fluido faz emergir o aspecto plural da fala da Dama, a partir de um discurso que não é só de uma personagem, mas de todos os frequentadores da noite, com suas eternas buscas por algo – utópico ou tangível – que nem sempre pode ser encontrado pelos bares e baladas de uma grande metrópole.

Serviço – A Dama da Noite
Data e hora: domingo (14), às 19 horas
Local: Escola Nacional de Teatro – Sala Zecarlos Machado, Rua Senador Fláquer, 958 – Centro, Santo André .
Ingressos: R$30 (inteira) e R$15 (meia-entrada).

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*