Diadema, Minha Cidade, Sua região

Rede de saúde de Diadema recebe estagiários de medicina

Rede de saúde de Diadema recebe estagiários de medicina
Estudantes dos 1º e 2º anos atuarão em UBSs, CAPSs, Quarteirão da Saúde e Hospital Municipal. Foto: Adriana Horvath/PMD

Diadema recebe este mês mais de 100 estudantes de medicina da Universidade Nove de Julho (Uninove) – campus de São Bernardo – para estagiar em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Quarteirão da Saúde e Hospital Municipal.

Para receber os alunos do primeiro e segundo anos, a prefeitura realizou no dia 25 de março, aula inaugural sobre história da saúde pública de Dia­dema, seus avanços e desa­fios para 500 estudantes das disciplinas de Introdução à Prática em Saúde, Saúde Coletiva na Atenção Primária à Saúde e Introdução à Propedêutica. Os alunos, divididos em grupos, farão estágio em rodizio na rede municipal semestralmente.

O convênio de estágio com alunos vai proporcionar uma experiência para formar profissionais do SUS mais críticos, conhecedores da realidade local, qualificados e que possam desempenhar as ati­vidades na Atenção Primária, Urgência e Emergência.

Para o secretário adjunto, Flavius Augusto Olivetti Al­bieri, o SUS possui eixos de atuação para além da assistência e o caráter formativo de futuros profissionais médicos é uma delas. “Os alunos terão oportunidade de produzir seu apren­dizado dentro de uma rede de atenção com história e referência nacional, discutindo casos com um grupo de profissionais com olhar acadêmico atento e atualizado com os protocolos clínicos”, afirmou.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*