Arte & Lazer, Exposição

Museu de Diadema recebe Mostra Nacional de Arte Naif

Museu de Diadema recebe Mostra Nacional de Arte Naif
Abertura da exposição, nesta sexta, contará com participação do grupo Baque Fulô Braba. Foto: Divulgação

O Museu de Arte Popular (MAP) Diadema recebe a Mostra Nacional de Arte Naif 2019, que ficará aberta ao público até 30 deste mês O evento reúne 90 obras de artistas nacionais, vindas de 17 diferentes estados, e também da artista espanhola Cristina Fonolossa, que vive em Barcelona e é uma referência em Arte Naif no seu país.

A abertura da exposição aconteceu nesta sexta-feira (5), às 19h, e contou com participações especiais da pintora Elza Faria e do grupo percussivo Baque Fulô Braba. Elza, que também está com trabalhos expostos na mostra, fará performance envolvendo pintura e poesias e as fulôres com seu ideário de fortalecimento do feminino vão executar ritmos populares como coco, maracatu e caboclinho.

Com o tema “Linha Tênue entre Arte Naif e Arte Popular”, a exposição tem a proposta de provocar no público a reflexão sobre as diferentes visões da que arte Naif tem no Brasil. “Ora é colocada como arte po­pular e outra não. Essas visões provocam o diálogo e foi sob essa perspectiva que a mostra tomou corpo e sua realização foi concretizada”, afirmou o curador do evento, o artista visual Enzo Ferrara.

As obras retratadas nas pinturas abordam aspectos tradicionais brasileiros, como eventos populares – festas religiosas, Forró, Congadas e Capoeira – passando pelos temas sociais, diversidade de famílias, chegando a temas atuais com a recente tragédia em Brumadinho.
Paralelo a Mostra Nacional de Arte Naif 2019 no MAP Dia­dema, aos sábados, nos dias 6, 13 e 27 de abril, das 14h às 17h, será realizada a Oficina Livre de Arte. As aulas ministradas pelo curador da mostra vão ensinar sobre técnica de limpeza e restauração de pintura, introdução nas bases do desenho e pintura em aquarela. A formação é gratuita e as inscrições devem ser feitas diretamente no MAP Diadema.

O MAP Diadema é o primeiro museu arte popular da Região do ABC e tem no seu acervo mais de 800 obras, pinturas, gravuras e tridimensionais, de artistas brasileiros.

Serviço – MAP Diadema – Exposição Mostra Nacional de Arte Naif 2019. Endereço – Rua Graciosa, 300, Centro. Tel. 4071-4243. Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h e, aos sábados, das 9h às 14h. Entrada gratuita.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*