Gastronomia, Serviços

Páscoa: chocolates artesanais terão crescimento nas vendas entre 10% a 20%

Que o chocolate é uma paixão nacional, ninguém dúvida. O Brasil ocupa o terceiro lugar na lista dos maiores consumidores do mundo de chocolate, atrás apenas dos Estados Unidos e da Alemanha.

De acordo com a agência de pesquisas Euromonitor, são consumidos por aqui cerca de 2,8 quilos de chocolate por pessoa todos os anos. Levantamento realizado pelo Sebrae, mostra que todos os anos são produzidas no Brasil em torno de 800 toneladas de chocolate, movimentando quase 2 mil dólares por tonelada.

Longe dos grandes números e cifras milionárias, os produtos à base de cacau também geram renda e promovem oportunidades. Segundo a Associação Paulista de Supermercados (Apas), os empreendedores de chocolates artesanais terão  crescimento nas vendas entre 10% a 20%.

Para atender à demanda, a chef Juliana Martins, da Theodora Confeitaria, em São Bernardo, se prepara, antecipadamente, a cada Páscoa para contratar mão-de-obra e produzir ovos de chocolate diferenciados.

“Estamos confiantes. A Páscoa é uma época de muita tradição no Brasil e, com a conjuntura econômica favorável e a melhora na condição de emprego, o consumo acontece naturalmente. O único problema está sendo encontrar pessoas interessadas no trabalho. Mas acredito que brevemente iremos sanar este problema”, destaca a chef.

Nesta Páscoa, a aposta da empreendedora  são ovos tradicionais (350 gramas – R$79) com seis opções de sabor, como casca de chocolate oreo, trufas ao leite; Ovos trufados (250 gramas – R$57), com casca de chocolate 100% manteiga de cacau preenchido com recheio à base de chocolate e outras opções de recheios; Ovos de colher (250 gramas ou dois ovos de 100 gramas) com opções de casca 63% cacau, meio amargo, ao leite e branco.

Há também as opções para os pequenos, como biscoitos sortidos em formas de coelho nos sabores baunilha, amêndoa e cacau, embalados em uma charmosa latinha.

Páscoa empreendedora

A Páscoa é considerada a melhor data para empreender. O ideal é não ficar apenas na produção do tradicional ovo. A criatividade na criação de receitas inovadoras com frutas, castanhas e caldas é essencial.

“Outro detalhe é caprichar na embalagem e utilizar os meios digitais para divulgação, com fotos que despertem o paladar através do olhar. O ideal é gravar vídeos curtos e aproveitar os canais das redes sociais (Instagram, WhatsApp, Facebook)”, orienta a chef Juliana Martins.

 Serviços

Theodora Confeitaria

Rua Doutor Castelo Branco, 104 – São Bernardo do Campo

Instagram: @theodoraconfeitaria

Telefone: 2374-9310

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