Minha Cidade, Regional, Sua região

Consórcio discute ações para evitar morte de peixes na represa Billings

Consórcio discutirá ações para evitar morte de peixes na represa Billings
Peixes apareceram mortos na Billings está semana. Foto: Reprodução

O aparecimento de grande número de peixes mortos na represa Billings nesta semana será uma das pautas da próxima reunião do Grupo de Trabalho (GT) Meio Ambiente do Consórcio Intermunicipal ABC. O encontro está marcado para a primeira semana de abril, na sede da entidade regional, em Santo André.

“Esse tema deve, com toda a certeza, ser discutido regionalmente. É uma coincidência muito triste e infeliz um caso como esse acontecer justamente às vésperas do aniversário da represa. É uma questão regional e é de nosso interesse conhecer as razões para essa situação”, afirmou a integrante do GT Meio Ambiente e representante da Prefeitura de São Bernardo, Sonia Maria de Lima. A Billings completa 94 anos hoje (27).

Segundo Sonia Maria, há duas hipóteses levantadas sobre a morte em massa dos peixes. Uma é o possível bombeamento pela Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae) das águas do rio Pinheiros à Billings por conta das fortes chuvas deste mês. Outro possível motivo apontado por Sonia seria o despejo irregular de material químico no reservatório. Ambas situações diminuem drasticamente o nível de oxigênio nas águas, o que diminui as chances de vida aquática.

“Ainda são possibilidades a serem confirmadas. Vamos ver se conseguimos construir uma pauta regional conjunta com a sugestão do que cada município pode fazer para evitar tal situação”,  destacou.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*