Últimas Notícias

Prefeitura de São Bernardo organiza a 3º edição Pedal Caminhos do Capivary

Para celebrar o “Dia Mundial da Água”, comemorado em 22 de março, e o aniversário de 94 anos da Represa Billings, no dia 27 deste mês, a Prefeitura de São Bernardo organiza, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal, a 3ª edição do Pedal Caminhos do Capivary. A atividade está inserida na “Quinzena da Água”, uma série de eventos que discute a importância dos recursos hídricos.

“A cidade de São Bernardo está cercada por áreas de proteção aos mananciais e nos limites da Represa Billings. Organizar a pedalada é uma forma de conscientizar diferentes públicos, mostrando as diferentes facetas do meio ambiente, no qual todas as pessoas estão incluídas, independentemente de sua idade, gênero e categorias sociais”, afirmou o secretário José Gobbis Pagliuca.

A saída está prevista neste domingo (24), às 8h30, em frente ao Clube de Campo CCS, na Estrada Henrique Rosa, altura do número 2000, no Jardim Tupã, antes da Balsa João Basso. O 3º Pedal contará com cerca de 400 participantes, que se inscreveram previamente pela internet. Os participantes também aderirão à campanha de doação de alimentos não perecíveis, que será revertida ao Fundo Social de Solidariedade. Em 2018, o evento contou com 190 participantes e 121 kg de alimentos arrecadados.

Os ciclistas desbravarão 32 km, passando por caminhos de terra e asfalto dentro da rota turística “Caminhos do Capivary”. Entre os locais a serem visitados estão a Barragem do Rio Passareuva e o Sol Pescarias.  As inscrições já foram encerradas e esta atividade não é indicada para ciclistas iniciantes.

CIRCUITO HISTÓRICO 

O circuito Caminhos do Capivary abriga muitas espécies da fauna e flora da Mata Atlântica. Esse trecho também conserva alguns aspectos do modo de vida das regiões rurais, às margens da Represa Billings e do lado do Parque Estadual da Serra do Mar. Conhecida como a última fronteira do município, esse circuito resgata a história da colonização da cidade, pois foi onde se estabeleceu muitos imigrantes de diversos países, sobretudo italianos e poloneses, que foram a base do desenvolvimento da indústria moveleira da cidade.

ANIVERSÁRIO DA REPRESA BILLINGS 

O Plenarinho da Câmara dos Vereadores recebe, na terça-feira (26/03), o minicurso “Recursos Hídricos: de onde vem a água e como é realizado o seu tratamento”, das 9h às 12h. Inscrições gratuitas ainda estão abertas. Mais informações pelo link: www.encurtador.com.br/kEQ59. Vagas limitadas. A Quinzena da Água será encerrada na quarta-feira (27/03), com o aniversário da Represa Billings, que completa 94 anos. O evento ocorrerá das 9h às 11h, no deck da Prainha do Riacho Grande, com os alunos da EMEB Prof. Suzete Aparecida dos Santos.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*