Últimas Notícias

Santo André capacita equipes do Samu com treinamento de atendimento pré-hospitalar

Equipes do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Santo André participaram nesta quarta-feira (20) de treinamento de atendimento pré-hospitalar, com o objetivo de aprimorar o atendimento prestado à população. A formação beneficiou 35 profissionais da equipe multidisciplinar, que participaram da iniciativa no dia de folga. Também participaram cinco profissionais do Samu de Mauá e dez médicos residentes de pediatria da Fa­culdade de Medicina do ABC.

O treinamento organizado pelo Samu, em parceria com o grupo Stilo, foi dividido em um circuito com seis bases, sendo de avaliação primária (em que é verificada a gravidade do pa­ciente), avaliação secundária (em que são avaliados os sinais vitais e histórico do paciente), salvamento veicular, salvamento em local de difícil acesso com rapel, retirada em locais confinados e imobilização. Os profissionais, que eram divididos em grupos, após cumprir o treinamento da base em que estavam, migravam para a próxima base em sentido anti-horário. Este processo foi realizado até que todos os grupos passassem por todas as bases.

“No final do ano nós identificamos a necessidade de realizar capacitação diferente para os profissionais do Samu de Santo André. Observamos que o foco era em treinamento de emergências clínicas voltado para reanimação cardiopulmonar, mas havia uma necessidade de um treinamento voltado ao atendimento de trauma. Temos nesse espaço, que nos foi cedido gratuitamente, seis bases avaliando todos os tipos de atendimentos traumáticos, incluindo a parte clínica”, afirmou o coordenador geral do Samu, Eduardo Fernando Souza.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*