Minha Cidade, São Bernardo do Campo, Sua região

São Bernardo promove ação exclusiva para mulheres hoje

São Bernardo promove ação exclusiva às mulheres hoje
Para participar da “Semana da Mulher” basta ir até a ir até a UBS de referência. Foto: Omar Matsumoto/PMSBC

Para conscientizar as mu­lheres sobre os cuidados preventivos ao câncer de mama e colo de útero, todas as 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São Bernardo vão funcionar normalmente hoje (16), das 8h às 17h, para atendimento exclusivo. Serão disponibilizados exames preventivos de câncer de mama e de colo do útero.

As mulheres serão acolhidas por uma equipe multiprofissional, composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Além dos exames preventivos, também serão realizadas orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis, palestras sobre o feminicídio e violência contra a mulher.

“Ao longo desta semana, atendemos mais de mil mu­lheres. Estamos oferecendo serviço diferenciado e apro­priado para as nossas pacientes dentro das unidades de saúde. Prevenir o câncer é a melhor maneira de evitar a doença. Por isso, vamos incentivar todas as mulheres a procurarem as UBSs”, destacou o prefeito Orlando Morando (PSDB).

O câncer de mama é a doença com maior índice de mortalidade entre as mu­lheres e o diagnóstico precoce, além de fazer toda a diferença no tratamento, pode aumentar as possibilidades de cura. São Bernardo vem investindo nas opções de tratamentos e oferecendo mais qualidade de vida as pacientes diagnosticadas com a doença.

A cidade conta com o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) e atende, em média, 3.000 pacientes por mês. No espaço, além de atendimento clínico, essas mulheres são acompanhadas por uma equipe multiprofissional, composta por psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, entre outros.

Para participar da campanha “Semana da Mulher”, basta ir até a ir até a UBS de referência e apresentar a carteirinha da unidade e um do­cumento com foto. Não é necessário agendamento prévio.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*