Esportes, Futebol

Fifa aprova Mundial de Clubes com 24 times em 2021

Fifa aprova Mundial de Clubes com 24 times em 2021
Infantino quer que torneio substitua Copa das Confederações. Foto: Reprodução/Fifa

O Conselho da Fifa ignorou a forte oposição europeia e aprovou novo formato para o Mundial de Clubes a partir de 2021. Após o encontro dos dirigentes da entidade em Miami (EUA), o presidente Gianni Infantino explicou que o torneio com 24 equipes será testado na edição a ser rea­lizada daqui a dois anos.

Uma versão quadrienal do Mundial deverá ser disputada pela primeira vez entre junho e julho de 2021, em substitui­ção ao formato jogado anualmente por sete equipes. O torneio ocupará o lugar no calendário da Copa das Confede­rações, que vinha apresentando números decepcionantes de público e audiência e deixará de ser realizada.

“Esperamos que todas as maiores equipes do mundo par­ticipem (do novo Mundial de Clubes). Os melhores times de­veriam ter esta plataforma mundial. Vamos continuar com nossas conversas”, declarou Infantino. A expectativa é de que o torneio conte com oito clubes europeus e seis da América do Sul – as outras vagas seriam distribuídas entre as demais federações continentais.

A aprovação da Fifa se deu mesmo após a oposição declarada dos times da Europa. A Associação de Clubes Europeus (ECA, na sigla em inglês) afirmou que nenhuma equipe que representa participaria do Mundial de 2021 caso a proposta de expansão fosse aprovada.

Em carta enviada diretamen­te a Infantino, o comitê exe­cutivo da ECA, que representa 232 clubes, se disse “contra qualquer possível aprovação de revisão do Mundial de Clubes neste momento e confirma que nenhum clube da ECA aceitaria participar de tal competição”.

Os clubes também pediram à Fifa que não crie novas competições até que seja discutido acordo sobre um novo calendário de jogos interna­cionais a partir de 2024.

“A Uefa compartilha da visão da ECA de que o calendário internacional de competições em 2021 não fornece opção realis­ta para receber um Mundial de Clubes com 24 equipes (…) num período em que os jogadores têm merecido período de descanso”, disse a Uefa, em comunicado enviado à agência de notícias Associated Press.

AMPLIAÇÃO

O Conselho da Fifa aprovou o plano de ampliar a Copa do Mundo de 2022 para 48 seleções. a Fifa agora vai organizar uma proposta formal ao lado do Catar para ser apresentada no próximo congresso da entidade, que será realizado em junho, em Paris.

 

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*