Minha Cidade, Regional, Sua região

Consórcio Intermunicipal ABC consegue apoio do governo federal para piscinão contra enchentes

Pauta antiga do Consórcio Intermunicipal ABC, a construção do piscinão Jaboticabal, que trará impacto regional no combate às enchentes, terá apoio financeiro do governo federal. A informação foi repassada pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, aos prefeitos do ABC em reunião nesta quinta-feira (14) para um segundo debate com o governador João Doria (PSDB) sobre ações que minimizem os impactos das chuvas na região.

O ministro afirmou que a pasta federal vai avaliar a possibilidade de utilização de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para a construção do reservatório. Canuto também disse que outra opção para tirar o projeto do papel é a obtenção de linhas de crédito para investimento nas obras e em desapropriações.

“Vamos buscar todas as alterativas viáveis para esse pleito antigo e necessário para a região”, afirmou o ministro.

A construção do piscinão Jaboticabal nas proximidades da Rodovia Anchieta e na confluência entre os ribeirões dos Couros e dos Meninos, na divisa entre São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e São Paulo, é uma demanda antiga do Consórcio. O custo de implantação é estimado em R$ 392,8 milhões, beneficiando 931,9 mil habitantes da região. O reservatório terá capacidade para receber 900 mil metros cúbicos de água.

“Essa obra também tem impacto direto com Mauá e Santo André, porque pega todo o eixo do rio Tamanduateí, que é um dos principais locais de transbordamento no Grande ABC”, afirmou o presidente do Consórcio e prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), que na reunião esteve acompanhado dos chefes dos Executivos municipais de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB); São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB); Diadema, Lauro Michels (PV); Mauá, Atila Jacomussi (PSB); Ribeirão Pires, Adler Teixeira, o Kiko (PSB); e Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão (sem partido).

O governador João Doria prometeu publicar nos próximos dias o Decreto de Utilidade Pública (DUP) das áreas necessárias para a implementação do equipamento. “A principal conquista desse trabalho conjunto entre os prefeitos do Grande ABC é a retomada da discussão, que já ocorre há mais de uma década, para construção do Piscinão Jaboticabal”, comentou Paulo Serra.

 

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*