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Procon de S.André ganha Núcleo de Inclusão Digital

Procon de S.André ganha Núcleo de Inclusão Digital
Novo espaço tem como objetivo orientar munícipes a utilizar meios digitais como ferramentas para solução de demandas de consumo. Foto: Alex Cavanha/PSA

O Procon de Santo André inau­gurou nesta quarta-feira (13) o Núcleo de Inclusão Digital, primeira iniciativa do tipo lançada por um órgão de de­fesa do consumidor no Brasil. O novo espaço tem como objetivo orientar munícipes a utilizar meios digitais como ferramentas para solução de demandas de consumo, em especial por meio da plataforma consumidor.gov.br. O projeto, acessível a todos os consumidores do município, é fruto de cooperação institucional com o banco Itaú.

Para a diretora do Procon de Santo André, Doroti Gomes Cavalini, a iniciativa traz ga­nhos não somente para consumidores, mas também para os fornecedores. “Baseado nos avanços tecnológicos, o Procon de nosso município dá mais um passo para se aperfeiçoar, prestando serviços de excelência para os andreenses. Estamos orgulhosos, esta iniciativa é uma política pública que permitirá que aqueles que não utilizam os meios digitais tenham acesso básico às informações necessárias para resolver suas questões de consumo”, explicou.

A medida propõe, ainda, incluir como público pessoas idosas, com objetivo de oferecer noções básicas de internet. “Entre essas ações estão criar um e-mail, gerar um boleto, entre outras”, comentou a diretora do Procon Santo André.

O evento de inauguração contou com a participação do secretário de Assuntos Jurídicos, Caio Costa e Paula. “Só te­nho a parabenizar esta parceria entre a prefeitura, Itaú e o Procon, que vai ajudar a quem mais precisa com serviços mais rápidos e funcionais”, pontuou.

 CONVENIÊNCIA

Representando a equipe de relacionamento do sistema de defesa do consumidor do banco Itaú, Robson Campos destacou que a iniciativa vem com a proposta de gerar conveniência para os clientes, consumidores e toda a sociedade. “Conside­ramos o atendimento digital como uma maneira séria, rápida e prática para que os consumidores possam acionar as empresas e solucionar suas demandas, sejam dúvidas ou reclamações.”

Com o lançamento da iniciativa pioneira, o consumidor andreense passa a ter à sua disposição mais uma forma de buscar seus direitos por meio do consumidor.gov.br, que é um canal público alternativo para solução de problemas de consumo, com interlocução direta entre consumidores e fornecedores.

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