Política-ABC, Regional

Consórcio está perto de readmitir ‘dissidentes’ e voltar a ter sete municípios

Consórcio está perto de readmitir 'dissidentes' e voltar a ter sete municípios
Prefeitos também prepararam pauta de reivindicações a ser entregue a Doria. Foto: Helber Aggio/PSA

O Consórcio Intermunicipal está próximo de reunir, novamente, os sete municípios do ABC. Em assembleia realizada nesta terça-feira (12), os prefeitos de Diadema, Lauro Michels (PV), e Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão (sem partido), além do chefe de gabinete de São Caetano, Bruno Vassari, assinaram protocolos de intenção para que os três municípios retomem seus assentos no colegiado, o que deve ocorrer oficialmente no próximo mês.

O presidente do Consórcio e prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), destacou que a reaproximação com os três municípios ocorreu após a proposição do novo modelo de gestão para a entidade regional, que prevê a continuidade da redução de custos, o parcelamento das dívidas das cidades e a aproximação com sindicatos, associações comerciais, universidades e setor produtivo, além da maior articulação com vereadores e deputados que representam a região.

O retorno depende da aprovação de projetos pelas Câmaras que autorizem os municípios a reassumir seus assentos no colegiado.

“Diante também das agendas diretamente ligadas a questões propositivas e que podem sair do papel, os municípios ratificaram a intenção de retornar. A partir da próxima semana, vamos visitar as Câmaras de Rio Grande da Serra e São Caetano para conversar com vereadores, assim como fizemos em Diadema, e ao longo deste mês devem ser enviados aos Legislativos os projetos de lei para que as cidades retornem ao Consórcio”, explicou Paulo Serra.

Maranhão ressaltou a necessidade da articulação de ações conjuntas entre os municípios. “(O combate às enchentes) mostra muito bem a importância do Consórcio, porque chove em São Bernardo e reflete em São Caetano. Como podemos fazer qualquer tipo de discussão política sem pensar regionalmente? Aqui, as divisas se confundem e sabemos da importância que é a política consorciada no ABC”, disse.

DORIA

 Durante o encontro, os prefeitos também definiram os temas prioritários para região que serão apresentados ao governador João Doria (PSDB), em reunião marcada para a manhã desta quarta-feira (13), no Palácio dos Bandeirantes, na Capital.

A pauta do encontro incluirá obras de combate às enchentes na região, descentralização da distribuição dos medicamentos de alto custo, a Linha 18-Bronze do Metrô e a revitalização da avenida dos Estados.

O presidente do Consórcio explicou que cada município apresentou suas demandas, que foram convertidas em um documento único a ser levado ao governador, incluindo, entre os temas prioritários, medidas para minimizar impactos de chuvas, como as que atingiram o ABC na noite do último domingo e madrugada de segunda-feira.

“A pauta regional vai incluir desde microintervenções, como muros de arrimo de equipamentos para as Defesas Civis municipais; a investimentos maiores como piscinões, desassoreamento de córregos, obras em avenidas, entre outras intervenções”, informou Paulo Serra.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*