Últimas Notícias

Diadema realiza formação sobre alimentação para idosos

A Secretaria de Segurança Alimentar de Diadema realiza hoje (26), das 8h30 às 10h, no Centro de Referência de Segurança Alimentar e Nutricional (Cresand), workshop sobre alimentação saudável para pessoas idosas e com deficiência. Participam da formação 20 alunos do curso “Cuidador de Idosos”, oferecido gratuitamente aos moradores de Diadema pela Fundação Florestan Fernandes.

O workshop será ministrado pelas nutricionistas do Programa de Educação Alimentar e Nutricional de Diadema (PEAND). Entre os assuntos abordados, além da prática de uma boa alimentação na terceira idade, os participantes vão se informar sobre alterações fisiológicas do envelhecimento, mastigação, digestão e absorção de nutrientes. Doenças crônicas como hipertensão arterial, diabetes, colesterol elevado e desnutrição também serão discutidos, assim como grupos alimentares e nutrientes que devem ser consumidos por pessoas nessa faixa de idade.

Na avaliação da nutricionista e coordenadora do PEAND, Renatiely Paschoali, a alimentação em todas as idades deve ser equilibrada, mas para a pessoa idosa é fundamental que não haja falta de nutrientes. “É muito comum vermos as pessoas substituírem as refeições principais por um lanche rápido, biscoitos com chá ou macarrão instantâneo, o que pode gerar graves deficiências como a sarcopenia, que é a redução de massa muscular. Com ela instalada, fica comprometida a força e o equilíbrio do idoso”, afirmou.

Serviço – Cresand, Rua Primeiro Sargento Nestor Romualdo Tenório, 102, Centro. Os participantes da formação receberão certificados.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*