Política-ABC, Regional

Plano de Desenvolvimento da região metropolitana será definido em março

Plano de Desenvolvimento da região metropolitana será definido em março
Durante a reunião também foi apresentado o molde de concessão do transporte coletivo intermunicipal. Foto: Divulgação/GESP

O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) reuniu-se nesta quinta-feira (7), no Palácio dos Bandeirantes, para discutir o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado. O grupo definiu que nova reunião será realizada em 26 de março para “bater o martelo” e, posteriormente, o projeto do PDUI será enviado à Assembleia Legislativa.

Também foram apresentados os moldes de concessão dos serviços de transporte coletivo intermunicipal da RMSP, pela Secretaria de Transportes Metropolitanos.

O secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi, comandou a reunião, que teve a participação de prefeitos e representantes de 32 dos 39 municípios. O vice-governador Rodrigo Garcia e os secretários da Casa Militar e Defesa Civil, Walter Nyakas Junior; de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido; de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Helen da Silva; de Logística e Transportes, João Otaviano, e de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, também estiveram presentes na reunião.

“Temos vários desafios à frente. O governador João Doria (PSDB) tem no municipalismo uma de suas bandeiras. Por meio de soluções compartilhadas, em parceria com as cidades das regiões metropolitanas, vamos planejar e decidir a melhor aplicação dos recursos em favor do bem comum. A RMSP terá o primeiro PDUI a ser concluído e certamente será referencia para o país”, explicou Vinholi.

O PDUI visa planejar a gestão do território metropolitano. O documento – cuja elaboração teve início em 2015, com a participação de representantes da sociedade civil e dos governos federal, estadual e municipais – contém princípios, objetivos e diretrizes para ações de desenvolvimento sustentável e ordenamento territorial da região.

Os documentos oficiais do PDUI – incluindo o caderno final com as propostas e a minuta do projeto  – pode ser encontrado em www.pdui.sp.gov.br/rmsp.

TRANSPORTE

O Secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, apresentou a modelagem para o processo de concessão dos serviços públicos de transporte coletivo intermunicipal por ônibus regular da RMSP.

Com 39 municípios, 1,8 milhão de passageiros por dia e 547 linhas intermunicipais, o setor teve receita tarifária de R$ 1,9 bilhão em 2018. A concorrência terá abrangência internacional e incluirá exigências contratuais como inclusão de ar-condicionado e serviço de internet móvel gratuita (wi-fi) em toda a frota. O critério de julgamento será o de maior desconto oferecido sobre a tarifa de remuneração.

 

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*