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General Motors começa produzir novos carros nacionais em julho

General Motors começa produzir novos carros nacionais em julho
Novas gerações do hatch Onix e do sedã Prisma serão fabricadas em Gravataí. Foto: Arquivo

Apesar dos prejuízos que afirma ter acumulado no Brasil nos últimos anos, a General Motors prepara o lançamento de dois novos carros compactos neste ano. A produção dos protótipos terá início em julho, na fábrica de Gravataí (RS). Serão os primeiros mo­delos da família GEM (sigla em inglês para “mercados globais emergentes”), que devem chegar às lojas no último trimestre de 2019. Os veículos serão as novas gerações do hatch Onix e do sedã Prisma.

Em São Caetano, a expectativa é de início de produção, em 2020, do Tracker, que utilizará a mesma plataforma do Prisma e do ONix.

A montadora não confirma o lançamento dos carros e diz que não fará comentários. Porém, de acordo com o cronograma definido em negociações com o Sindicado dos Metalúrgicos de Gravataí, as datas de início da montagem dos automóveis já foram fechadas.

As adaptações feitas na fábrica, resultado de investimento de R$ 1,4 bilhão, foram concluídas. Os lançamentos compartilharão uma nova pla­taforma e serão maiores que os modelos atuais.

Enquanto prepara a a produção, a General Motors tenta renegociar acordo feito em 2017 com o sindicato de Gravataí, que, segundo Edson Dorneles, diretor jurídico da entidade, é válido até 31 de março de 2020.

Dorneles afirma que os trabalhadores fizeram concessões em prol do investimento na fábrica. Não houve reajuste de salário em 2017 e, no ano seguinte, o aumento foi estipulado em 60% da inflação. Neste ano, o aumento seria de 100% da inflação, com pagamento adicional de R$ 12.740 como participação nos lucros.

A General Motors quer que os funcionários renegociem o valor do bônus. De acordo com o sindicato, essa proposta não foi aceita. “Já temos esse valor no bolso, mas agora surge essa notícia de grande repercussão, de que a matriz não quer pagar pelos prejuízos, mas pro­meteram R$ 13 bilhões em investimentos, pouco mais de 10% desse valor veio para Gravataí”, diz Dorneles.

O sindicalista se refere ao plano de investimentos anunciado pela montadora O total seria de R$ 13 bilhões entre 2014 e 2020. Ao menos R$ 4,5 bilhões foram aplicados até o ano passado, mas ainda há um valor não especificado que deveria ser investido na renovação dos produtos.

Em maio de 2018, o presidente da empresa no Mercosul, Carlos Zarlenga havia dito que 20 novos carros seriam lançados até 2022. O cronograma inclui os modelos que serão feitos em Gravataí.

Os funcionários aguardavam o anúncio de novos investimentos, mas foram surpreendidos pelo memorando enviado por Zarlenga há duas semanas. O texto assinado pelo executivo afirmava que, após fortes perdas nos últimos três anos, a operação no país atingiu “um momento crítico que exige sacrifícios de todos”.

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