Política-ABC, Regional, Sua região

Pesquisa do recém-criado instituto ABC Dados mostra que Lula e Celso Daniel são ícones na região

Pesquisa do recém-criado instituto ABC Dados mostra que Lula e Celso Daniel são ícones na região
Lula é considerado a melhor pessoa que representa o ABC por 8% dos entrevistados. Foto: Arquivo

São Bernardo é a cidade que melhor representa o ABC. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso desde abril do ano passado, e o ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel, morto em 2002, são considerados ícones na região. Os hospitais Mario Covas, em Santo André, e o de Clínicas de São Bernardo, ambos públicos, são referências no ABC. Esses e outros dados constam no levantamento “A Cara do ABC”, lançado nesta quarta-feira (23) pelo recém-criado ABC Dados, primeiro instituto de pesquisas voltado especificamente para a região.

O ABC Dados nasce com o objetivo de “apresentar os números da região nas mais diversas áreas de forma ri­gorosa, técnica e criteriosa”. A equipe do instituto é formada pelo sociólogo Marcos Soares, especialista em Opinião Pública, Mídia e Estratégias em Comunicação Política, e pelo engenheiro Maurício Mindrisz, especialista em análise e interpretação de pesquisas.

Para a pesquisa “A Cara do ABC” foram entrevistadas 1000 pessoas com 15 anos ou mais, entre os dias 11 e 15 de janeiro de 2019, em Santo André, São Bernardo, São Caetano; Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Segundo o levantamento, o ABC é considerado um lugar ótimo/bom por 72% dos seus moradores. Apenas 4% consi­deram a região um lugar ruim ou péssimo para se viver.

A população do ABC se divide entre muito orgulhosa e pouco orgulhosa por morar na região. Ambas as opções foram citadas por 43% dos entrevistados. Apenas 15% disseram não sentir orgulho de morar no ABC.

Em relação ao transporte público, educação e saúde, São Caetano é a cidade com melhor índice de satisfação e a que tem, também, o mais baixo interesse de moradores em deixar a região. Apenas 28% deixa­riam o município. A maioria dos moradores do ABC – 53% – não manifesta o desejo de deixar a região.

O levantamento revelou, ainda, que apenas 1% dos entrevistados estão muito satisfeitos com segurança, saúde e transporte no ABC. Assalto, violência, insegurança são citados por 10% dos entrevistados quando se pensa na região.

A pesquisa está disponível no site do ABC Dados (http://abcdados.com.br) (Reportagem Local)

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*