Arte & Lazer, Roteiro

Ciência na cozinha é tema de oficinas nas férias da Sabina Escola Parque

Ciência na cozinha é tema de oficinas nas férias da Sabina
No “Brincando na Cozinha” os visitantes conferem a reação do gelo com um pouco de sal, entre outras. Foto: Divulgação/Alex Cavanha/PSA

Tem novidade na progra­mação de férias da Sabina Escola Parque do Conhecimento de Santo André que, durante este mês, abre as portas para o público durante a semana. O espaço desvendará nesse período conceitos científicos que passam despercebidos no cotidia­no e que podem ser reproduzidos nas cozinhas dos visitantes.

Isso acontecerá na série de oficinas “Brincando na Co­zinha”, nas quais os visitantes poderão, por exemplo, conferir a inesperada reação do gelo frente a um pouco de sal, o resultado da interação do leite com o detergente e umas gotas de corante colorido, ou a capacidade de condução de energia por alguns legumes. As oficinas acontecem em dois horários: às 10h30 e às 14h30, no piso tér­reo do espaço.

A programação traz, ainda, as tradicionais experiências pop-up que, apesar de terem horário definido, acontecem em locais variados da Escola Parque. Os jovens cientistas vão mostrar para as crianças como se faz uma bússula, como é possível usar uma bexiga para colocar os cabelos em pé e, ainda, a fazer um cano magnético para gerar energia com apenas dois materiais diferentes.

TEATRO

Além das oficinas e das experiências, os visitantes podem conferir, na tenda sensorial, espetáculos de teatro infantil de curta duração. No período da manhã, às 10h, ocorre a peça “O Maravilhoso Mundo da Música”, que conta a história de músico acha que sempre vai ser o melhor sem a ajuda de ninguém, até que um mímico lhe prova o contrário. À tarde, às 14h, o espetáculo “Além da Luz das Estrelas”, traz uma típica criança da cidade, que vai passar um tempo na casa da sua avó, no campo, e descobre que a vida vai muito além de jogui­nhos eletrônicos.

O Planetário e Cinedome de Santo André também tem programação especial. Às sex­tas-feiras ocorrerão três sessões diferentes. Às 11h, a sessão é “O Segredo do Foguete de Papelão”, criada com foco no público infantil, Às 13h, é a vez do filme “Origens da vida”, voltado para o público infanto-juvenil e adulto, e às 15h, a seção é sobre o “Sol, o Astro Rei”, também para crianças.

Aos sábados e domingos, as sessões são às 11h e às 15h. Para assistir, é preciso solicitar ingresso que inclui o Planetário.

Os visitantes também podem curtir o acervo da Sabina. Podem visitar o Pinguinário e espiar os filhotes nascidos em dezembro, observar a fêmea de tubarão-lixa e as moréias do aquário. Podem aproveitar também para brincar de paleontólogo e procurar ossos de dinossauros sob a areia, e entrar na Boneca Nina para saber como é o sistema digestivo do ser humano. No piso superior, mais de 80 equipamentos interativos, possibilitam aprender conceitos de ciência se divertindo. Um dos destaques é Gerador de Van Der Graaf, que deixa os cabelos dos visitantes literalmente em pé.

Serviço – A programação detalhada está disponível no http://sabina.santoandre.sp.gov.br/index.php. Endereço da Sabina, Rua Juquiá, s/nº, Vila Eldízia (entrada na altura do nº 135). Horário: de terça a domingo das 9h30 às 17h. (Reportagem Local)

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*