Uncategorized

Santo André conta com novo Centro Médico de Especialidades na Vila Vitória, referência em infectologia

A Prefeitura de Santo André entregou à população no último sábado (15), o novo Centro Médico de Especialidades da Vila Vitória, local que será referência em assistência, ensino e pesquisa em infectologia. A unidade passou por modernização por meio do programa Qualisaúde.

O prefeito Paulo Serra destacou a importância da nova entrega e ressaltou o grande avanço registrado com o Qualisaúde. “Com a entrega deste equipamento específico, temos uma equipe médica que vai produzir mais, com uma estrutura correta para receber o Centro de Infectologia. Vale lembrar que agora temos um sistema de saúde, de fato, onde as informações se integram, se conversam. Nós temos o Centro de Regulação da Primeiro de Maio, funciona 24 horas por dia, mudando a forma como encaminhamos os pacientes na nossa cidade. A grande questão é a gestão, organização e a rede toda se complementando”, frisou o prefeito, durante a entrega da unidade neste sábado.

O município tem um serviço de referência em infectologia há 27 anos, tendo iniciado os primeiros atendimentos no C. S. Escola de Capuava e, desde 1992, passou a atender no mesmo prédio onde funciona a UBS Vila Guiomar. Desde então a demanda pelos atendimentos cresceram, bem como o número de profissionais, o que permitiu que este serviço fosse ampliado e tivesse um novo local com mais estrutura e segurança aos usuários.

Os atendimentos do Centro Médico de Especialidades da Vila Vitória serão multidisciplinares, com um ambulatório de infectologia geral adulto e infantil que atenderá, em especial, os portadores de hepatites virais B e C crônicas, de HIV/AIDS, além de integrar, a partir de agora, os atendimentos dos casos de tuberculose extra-pulmonar, que eram atendidos no Centro de Especialidades I. O serviço também contará com o CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento, responsável por ofertar testes rápidos para sífilis, hepatites B e C e HIV e equipe de assistência às vítimas de abuso e violência sexual.

Além disso, funcionará como polo de formação, seja através de capacitações para a rede de saúde, seja como campo de estágio para as faculdades da região, e como polo de pesquisa clínica em serviço, ações que qualificam o trabalho da equipe e da rede de saúde como um todo. O serviço conta com uma equipe multiprofissional composta por médicos infectologistas, psiquiatra, ginecologista, pediatra, farmacêutico, assistentes sociais, psicólogas, nutricionista, educador físico, enfermeira, agentes de saúde, além da equipe administrativa.

No domingo (16), aconteceu a entrega da última unidade de saúde deste ano inserida no Qualisaúde, a UPA Jardim Santo André.

 

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*