Saúde e Beleza

Santo André realiza força-tarefa noturna no CHM para zerar fila de consultas com endocrinologista

Santo André realiza força-tarefa noturna no CHM para zerar fila de consultas com endocrinologista
Até o final da semana, mais de 3,5 mil atendimentos serão feitos por meio do programa Saúde Fila Zero. Foto: Alex Cavanha/PSA

Nesta quinta-feira (13), a Prefeitura de Santo André realizou mais uma força-tarefa no Centro Médico de Especialidades do Centro Hospitalar Municipal Dr. Newton da Costa Brandão (CHM), desta vez para zerar a fila de espera por consultas na área de endocrinologia.

“Hoje as pessoas saem daqui com os exames marcados, com todos os encaminhamentos para que não se forme uma nova fila. É mais uma ação do programa Saúde Fila Zero. Já tivemos inúmeras especialidades para normalizar o ritmo do atendimento. Eram mais de 148 mil exames e consultas atrasados e em breve vamos zerar praticamente todas as filas”, explicou o prefeito Pauol Serra.

A força-tarefa visa zerar a demanda reprimida e normalizar a marcação de consultas para a área de endocrinologia, que hoje possui 3,5 mil pacientes em fila de espera.

A dona de casa Poliana Gomes Fernandes, de 35 anos, foi uma das beneficiadas com a iniciativa. “Essa é a segunda vez que sou atendida em mutirão. No último feriado fiz ultrassom de mama e transvaginal e hoje eu e minha mãe passamos com endocrinologista. Fui muito bem atendida, o médico tirou todas as minhas dúvidas e agora vou fazer alguns exames e retornar para mostrar o resultado”, comemorou.

Os pacientes foram agendados respeitando a ordem cronológica da fila de espera e após o primeiro atendimento, se necessário, serão encaminhados para realizar exames de diagnóstico e retorno médico para efetivar a alta ou encaminhamento para rede de atenção básica para acompanhamento.

“Estamos colocando em dia o atendimento de endocrinologista a partir dessa semana e o mais importante é que estamos iniciando um amplo programa para poder conduzir os nossos pacientes que precisam de cirurgia bariátrica com a qualidade necessária, de acordo com as portarias do Ministério de Saúde. Nosso Centro Hospitalar Municipal está muito bem preparado para proceder com as cirurgias bariátricas. É um trabalho importante que no próximo ano o cidadão de Santo André vai passar a contar”, afirmou o secretário de Saúde, Márcio Chaves.

Histórico 

Desde a sua criação em 2017, o Programa Saúde Fila Zero realizou mais de 400 mil procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias. O projeto atua em três frentes – mutirões, compensações tributárias por meio de prestação de serviços e a retomada do Hospital Dia.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*